O QUE SUBJAZ NA PALAVRA: O MISTÉRIO, A ESFINGE, O NADA

Entendo que a Poesia é apenas uma mera sugestão ao poeta-leitor. Se o receptor dos versos não se sentir poeta, vale dizer, aficionado, amante da Poética – como intérprete dela – jamais alargará o sentido da singela proposta, e não conseguirá adequar o acicate sensório-intelectual à sua sensibilidade pessoal. São dois polos: o emissor e o receptor. Dos dois se exige preparo e receptividade: a um, talento, sensibilidade e zelo para codificar o assunto em vários níveis até o hermetismo. Ao outro, antena emocional capaz de chegar às raias da comoção; inteligência e familiaridade para com a Poética e a temática em pauta, capazes de decodificar a proposta, que, prenhe deste patamar de codificação produz a “estranheza” frente à linguagem utilizada, que é sempre original, genuína para cada peça verbal. Logo, a proposta poética não se revela de pronto ao seu leitor. Quantas vezes a cabeça do receptor está prenhe de preocupações de toda a ordem – aquelas do lugar comum da vida – e a concretude ou materialidade da Poesia (revelada na peça poética: o poema) caracterizada naquele momento, não tem como penetrar no universo lúdico, amoroso, prazeroso do eventual poeta-leitor, com alguma leveza, ou seja, “livre, leve, solta”. O poema, ao ser decodificado pelo indivíduo que o elegeu para o ato de leitura, apresenta-se, no caso exemplificado, como gume, seta, grito, vertente de esperanças para obstaculizar o ‘capeta opressivo’ de plantão, nem sempre pela virulência ou vigor da linguagem utilizada, e sim pelo que subjaz à palavra metaforizada. Mesmo assim, a ingenuidade do poema traduz-se como resistência ao abuso de direitos, a denúncia da injustiça social, ao absurdo gume que espicaça palavra, esperanças, sonhos. Enfim, a Poesia no poema é a voz do Mistério, mas também é a Esfinge que pode nos conduzir a reflexões sobre o que desejamos ou queremos. Porque o desejado "de-vir" no itinerário da felicidade é, por vezes, a resposta ao caos psíquico instalado também na cuca do leitor, que se congemina à proposta do autor. É tão bom e louvável quando o inocente e humilde poema leva a um estado psíquico de gozo, prazer ou liberdade. No entanto, em regra, o poema é a última tábua de salvação, ou seja, quando o “caos morde a palavra”, ali está ele: o anjo Gabriel à porta do inferno. E me vem à cabeça: como conviver num país sem perspectivas de liberdade, como é o caso das reiteradas ditaduras sul-americanas?

– Do livro inédito OFICINA DO VERSO: O Exercício do Sentir Poético, vol. 02; 2015/19.

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