Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TEMPO reverso MOMENTOS


O tempo desatualiza os momentos?  Talvez deva perguntar que momentos de descobertas e verdades escondidas podem me atingir no tempo. Em que dias? Seus dias? Meus dias? Ou nossos dias perdidos no esquecimento? Segundo Saramago, “Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia a mais”.
Na eterna ironia do tempo, guardo a palavra, a história e o olhar de conquista, onde a vida me delega momentos sem limites e duradouros fios de esperança. Como em Hermes Aquino, “... Não adianta escrever seu nome numa pedra / Pois esta pedra em pó vai se transformar / Você não vê que a vida corre contra o tempo / Sou um castelo de areia na beira do mar... // Sou nuvem passageira...”
Para o tempo desatualizar meus momentos é necessário um ponto de inflexão sem valor emergente, porque meus momentos são imagens que permanecem em mim, em que não desisto do feito e interiorizo e registro na memória a passagem, como processo de transformação, ao buscar a lembrança do momento sensível e necessário para desdobrar o tempo ao questionar: o tempo desatualiza meus momentos? Lembro Fernando Pessoa, no Livro do Desassossego, “... Por arte entende-se tudo que nos delicia sem que seja nosso – o rastro da passagem, o sorriso dado a outrem, o poente, o poema, o universo objetivo... Sentir sem possuir é guardar, porque é extrair de uma coisa sua essência”.
Não por acaso, o tempo coincide com mudanças, mas, minha memória atualiza os momentos em que vivo a experiência da diferença no por do Sol. O que me leva a uma passagem verdadeira no momento em que sei ser única, porque percorro o avesso da realidade; como nas palavras de Fernando Andrade, “... Hoje é o dia para celebrar / A alegria de estar / Vivo e cercado / De pessoas que amo - // Assim, com essa luz à volta, / Não há por que temer tanto / O fim, nem a memória do começo...”.
Tânia Du Bois
Enviado por Tânia Du Bois em 16/08/2019
Código do texto: T6722034
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre a autora
Tânia Du Bois
Balneário Camboriú - Santa Catarina - Brasil, 63 anos
412 textos (49778 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/07/20 08:35)
Tânia Du Bois