Paraty 2019

A FLIP é sempre uma festa! Não há apenas uma FLIP, há várias: Paraty, por quatro dias, fervilha de gente e eventos.

Na FLIP principal de 2019, com seu auditório montado em frente à praça, diante da igreja, se apresentaram prestigiados autores de todas as áreas; ao lado, havia amplo espaço para acompanhar as mesas através de um telão; pela OFF FLIP, instalada na Câmara de Vereadores de Paraty, circularam pessoas expondo a sua arte – encontros literários, declamação de poemas, montagem de peças teatrais, canto, dança, música... A ALPAS 21 (Academia de Letras de Cruz Alta, à qual pertenço) lançou livros e deu posse a novos membros.

Paralelamente à programação oficial, aconteceram eventos, palestras e oficinas em vários ambientes, tais como a Casa da Folha (de São Paulo), o SESC, a Flipinha, com programação infantil no meio da praça, o barco da FLIPEI (das editoras independentes), que recebeu o jornalista Glenn Greenwald. Glenn, personagem que atraiu as atenções, teve de enfrentar uma oposição que gritava na praia e, com gravações a todo o volume, tentava impedir que fosse ouvido.

A FLIP 2019 deu especial destaque às mulheres, e , sobretudo, às mulheres negras, cujos livros foram os mais vendidos. Posso destacar, entre as mesas a que assisti, a da antropóloga Aparecida Vilaça, autora de "Paletó e eu – Memórias de meu pai indígena", sobre a sua experiência de vida entre os Wari; numa postura essencialmente crítica, a jornalista e romancista pernambucana Marilene Felinto deu um testemunho de vida, afirmando que levou décadas para superar o “racismo internalizado na mentalidade do brasileiro”.

Em resumo, embora mais modesta do que nos anos em que trazia autores das mais diversas partes do mundo (a FLIP de 2009 foi maravilhosa, por exemplo), o espírito de festa literária não se perdeu, está vivo entre os milhares que se aglomeram no bem conservado centro histórico de Paraty. Livrarias atraem um público numeroso, bares e restaurantes lotam, é o espírito da FLIP, que é múltipla. Paraty se orgulha de defender a cultura e a diversidade.