"DESCOBRIMENTO" OU DESCOBRIMENTO?

Descobrimento, sem aspas, segundo o dicionário Aurélio (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira - Minidicionário Século XXI Escolar, 2000- Verbete: descobrimento):

Descobrimento – s. m.: ato ou efeito de descobrir(-se). V. descoberta.

Descobrir – v. t. d.: tirar a cobertura que ocultava, deixando à vista; deixar ver, mostrar; encontrar pela primeira vez: Cabral descobriu o Brasil. [...]

“Descobrimento”, com aspas – esse é o modelo de “Descobrimento” que não nos interessa, e nada tem em comum com o significado literal da palavra descobrimento – como visto acima, ou seja, encontrar pela primeira vez.

Este “Descobrimento” (escrito com a utilização de aspas) carrega todo o peso de nossa crítica – como homem, pessoa, estudioso do tema; carrega também, a crítica dos meios acadêmicos, a crítica dos meios sociais e será desde à Introdução até às Considerações o nosso viés, a nossa plataforma, juntamente com a tentativa de uma resposta segura para a questão proposta:

“Descobrimento”: Planejado ou Casual?

Este, “Descobrimento”, com aspas - foi o acontecido nas terras recém-descobertas pelo Estado-português nos anos de 1500 e, verdadeiramente, tem significado, sentido de colonização, dominação, conquista, invasão (armada), espoliação, escravização, destruição - ou seja, o “território” conhecido, cultivado, utilizado e habitado pelos índios foi invadido pelos aventureiros portugueses, que tomaram posse e estabeleceram suas “colônias” em terras que não eram deles.

Sendo estabelecido somente o que a História chama de “Colônias de exploração”, com intuito únicos de roubar, matar e destruir; ou seja, espoliar, explorar em proveito da Coroa portuguesa; transformando todos os recursos naturais (flora e fauna) em números financeiros; extrair todos os bens (minerais) do “país” para gerar riquezas, não importando os métodos, para se chegar a este fim.

Não sendo observada pelos navegadores e marinheiros, conduzidos pela esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral – Almirante português e, representantes máximos da Coroa portuguesa na época e, que, aqui aportaram em 1500, a utilização de um importante método (mais humanitário) de colonização: as “Colônias de povoamento”.

“Método” que possibilita o povoamento do território em formação e a exploração dos recursos de maneira sustentável gerando divisas e mantendo em perfeita ordem as condições do ambiente local ajudando no desenvolvimento da futura Nação; contribuindo para a criação de uma sociedade justa, autônoma e democrática; , em todos os seus segmentos, dos Direitos Humanos, Políticos e Sociais, credora também de condutas movidas pela Ética e pela Cidadania e, no entanto, desprovida de mazelas políticas, geográficas, sociais, econômicas, históricas e religiosas.

In.: SÊNIOR, Augusto de. "DESCOBRIMENTO" DO BRASIL: PLANEJADO OU CASUAL? SP: Clube de Autores/Agbook, 2019. p. 15.