O julgamento final
As Trevas serão banidas
Numa ordem cronológica de fatos escatológicos registrados nas páginas da Constituição Divina, a Bíblia Sagrada, e aqui registrados nesta obra literária, teremos, logo, logo, o Arrebatamento (I Tess 4.13-18), que, numa linguagem militar, será a remoção de cidadãos do ambiente terreno, antes que ocorra um bombardeio divino sobre aqueles que foram deixados para trás, numa ampla comparação ao Desembarque Aliado nas praias da Normandia, no chamado Dia D, que se deu em 6 de junho de 1944.
No segundo após ocorra o Arrebatamento, terá início a Grande Tribulação para a comunidade global; esta, a ser comandada por um cabalista, gestor de um reino único planetário, politicamente conhecido como Falsa Nova Ordem Mundial, e cuja duração será de 7 anos de terror (Daniel 9.27).
A Grande Tribulação terá seu final com a vinda de Jesus de Nazaré, que virá para tomar posse do planeta esbulhado pelo posseiro chamado Diabo. Na gestão do Embaixador Divino, que será de extensão global o planeta Terra começará a ser restaurado, e sua administração irá durar mil anos (Apocalipse 20.1-3a).
Esses fatos cronológicos, finalmente, terão seu final com o Julgamento Final e a condenação de todo aquele que vive como se o Eterno não existisse. Então, finda a consumação da Criação e da Redenção, terá início a Eternidade.
Conforme vimos anteriormente, quando do início do Milênio, somente aqueles seguidores de Jesus de Nazaré, que foram mortos durante a Grande Tribulação, irão ressuscitar; isso, para que possam reinar com Cristo ao longo de sua gestão milenar sobre o planeta que habitamos.
Enquanto esses deixarão a tumba úmida para reinar, Satanás e seus guerreiros decaídos serão aprisionados por um agente divino, e na prisão permanecerão durante toda a gestão do verdadeiro Messias (Apocalipse 20.1-3a).
Esse ser angelical será revestido de poder e autoridade suficiente para prendê-lo, para encarcerá-lo e para colocar um selo na prisão, e assim garantirá segurança total ao ambiente carcerário.
Essa ressurreição, que a chamo de segunda, porque a primeira ocorrerá antes que tenha início a Grande Tribulação, será exclusiva para aqueles seres humanos que, durante o regime de terror a ser exercido pelo comandante cabalista que administrará a Falsa Nova Ordem Mundial, forem executados por causa de sua fidelidade à fé em Cristo Jesus (Apocalipse 20.4b).
Esses humanos, ao ressuscitarem, irão receber um corpo incorruptível, e participarão do governo do Messias no cargo de juízes (Apocalipse 20.4a).
Ao terminar a gestão milenar, o Eterno irá permitir que Satanás e seus anjos subordinados deixem a prisão por um curto período de tempo; e, uma vez livres, passarão a fazer aquilo que é sua especialidade maléfica – mentir, enganar, matar, roubar e destruir (Apocalipse 20.3b).
Nesse curto período de tempo, Satanás fará uso de sua lábia para arrebanhar multidões de humanos para a última batalha, na qual julga sair vitorioso para se tornar senhor de tudo e de todos; esse sempre foi e continua sendo seu único sonho (Apocalipse 20.7-9).
Durante o período de 3 anos e meio, Judas Iscariotes conviveu com seu Mestre, o Senhor Jesus de Nazaré; e, com seus olhos, contemplou inúmeras maravilhas que se processaram pelas mãos de seu Mestre. Todavia, apesar de participar de toda essa experiência sem par, não pestanejou em vender seu senhor por 30 míseras moedas de prata, preço equivalente ao valor de uma jornada diária de trabalho.
A exemplo de Iscariotes, muitos humanos que atravessarem o Milênio, e que contemplarão a gestão do Messias em restaurar o planeta esbulhado pelo Diabo, também, apesar das inúmeras maravilhas que o Enviado divino fará, irão cair na lábia do Diabo, para engrossarem suas fileiras infernais.
Nesse curto período de tempo, Satanás, dando asas a seus sonhos de dominação irrestrita, irá comandar um numeroso exército de rebelados, e marchará contra Jerusalém, onde encontra-se instalado o quartel-general do Messias prometido pelas Sagradas Escrituras, mas será fulminado pelo poder que emana do Eterno.
Nessa batalha final, o Senhor Jesus Cristo fará uso de um potente armamento que lançará fogo para devorar as tropas invasoras. Mais uma vez derrotado, Satanás, seus anjos e humanos rebelados serão relegados ao sofrimento eterno, conhecido biblicamente como a segunda morte (Apocalipse 20.10).
Finalmente, o Eterno irá estabelecer o chamado Grande Trono Branco em ambiente terreno, e terá início o Juízo Final. Ante esse tribunal divino comparecerão todos os humanos ímpios, na condição de réus, desde Adão até esse dia, não, para serem julgados, mas, para conhecerem o teor da sentença condenatória, e não haverá apelação alguma, porquanto rejeitaram o perdão divino que lhes foi gratuitamente ofertado pelo Cordeiro de Deus pendurado no madeiro (Apocalipse 20.11).
O Tribunal de Cristo será infalível, inflexível e sem apelação, porquanto a sentença dada será a última.
Aqueles humanos que tiverem seus nomes inscritos no Livro da Vida, de seu Senhor ouvirão a mensagem: “Vinde a Mim benditos de meu Pai...”; e os que tiverem seus nomes inseridos no Livro da Morte, do Juiz divino receberão a informação: “Ide malditos para o fogo eterno...” (Apocalipse 20.12-15).
Nessa ocasião um decreto divino será emitido para dar cabo à morte física; este, o último inimigo a ser derrotado (I Coríntios 15.26).
Com o término do Grande Trono Branco, símbolo de pureza absoluta, e cuja duração não tem sido mencionada, terá sido consumado o século da Criação e da Redenção, e terá início a Eternidade.
Findo o Julgamento Final, o planeta Terra sofrerá uma radical transformação física, efetuada pelo Eterno, de maneira que não mais haverá raiz de maldade nem gérmen algum (Apocalipse 22.3-5).
Questionário revisor
1 – É correto afirmar que ao término do reinado milenar do Messias, Satanás e seus anjos decaídos serão soltos por pouco período de tempo?
Sim. Esses seres infernais serão soltos por pouco tempo, como forma do Eterno testar a fidelidade dos humanos que viveram ao longo do Milênio.
2 – Durante esse curto período de tempo, Satanás irá induzir esses humanos ao erro, e muitos deles se aliarão a esse ser embusteiro?
Sim. Muitos deles se deixarão enganar pela lábia do Diabo, e podemos citar Eva, Judas Iscariotes e outros, que, no passado, se deixaram enganar, e fracassaram.
3 – O mega sonho do Diabo é se tornar senhor do Universo?
Sim. Esse foi e continua sendo o sonho desse ser abominável.
4 – O que acontecerá a Satanás, a seus anjos decaídos e a humanos que se deixarem levar pela lábia desse ser enganador?
Não resta outra alternativa ao Criador senão aquela de condenar a Satanás, a seus anjos rebelados e a humanos ímpios à perdição eterna.
5 – É verdade que a Morte será para sempre banida?
Sim. A morte será extirpada por um decreto divino, antes que tenha início a Eternidade.
6 – Os humanos remidos habitarão o planeta restaurado?
Sim. Habitarão um planeta ecologicamente renovado, sem erva daninha, sem gérmen algum, sem morte, sem fome, sem miséria ou males outros.
Raimundo Nonato Freitas de Cerqueira
O Messias está voltando. Florianópolis, Santa Catarina. 2019.