Cadê a Maçonaria?...
Falei, falei, falei; outros falaram, falaram; e mais pessoas haverão de falar, falar, falar.
A certeza é que fala aqui, fala ali e fala acolá, traz resultados e manifesta com nossas aliadas e as outras, e por aí formular corpúsculos espirituais positivos contra os desmandos políticos do nosso Brasil. E eis que surge grande movimento anticorrupção e a moralização política no país.
Embora costumes antigos já arraigados no subconsciente dos políticos em que confirmava e ainda conforma para exercer esta prática política teria de haver sempre a vantagem extra, no enunciado mais classifica já gravado de Norte a Sul e de Leste a Oeste, como o cachimbo já entortara a boca em tudo tinha que haver a vantagem para o político. E muitos irmãos desavisados estão neste contexto segundo atesta a história atual que certamente seria desabonada pelos nossos irmãos antepassados do século XVIII.
O uso do cachimbo é que entorta a boca, seguir... Texto correlato do Irmão .... Revista Consciência edição 132 de 2017, como segue:
“ A Maçonaria Brasileira sempre esteve presente nos principais momentos políticos. Desde a crise do Antigo Sistema Colonial, a Sublime Ordem participa da história do Brasil, como os movimentos revolucionários da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana, que ocorreram no final do século XVIII, período que antecedeu a Independência do Brasil, com grande participação dos Maçons.
Acreditada, a influência da Maçonaria do Brasil cresceu consideravelmente durante a Formação do Estado Brasileiro, sendo considerada como uma das mais importantes instituições em benefício ao País. Ficou registrado, ao longo da história desse período, que os Maçons sempre estiveram presentes influenciando e atuando no combate aos inimigos da Pátria, que a enganam, os pérfidos que a defraudam, os ambiciosos que a açambarcam e os corruptos sem princípios que abusam da confiança do povo.
O Brasil de hoje está envolvido de muitos inimigos da Pátria, que estão enganando, defraudando, usurpando através de políticos sem igual até hoje, que fez o povo perder a confiança naqueles que elege para governar o País. Mesmo denunciados, continuam no poder!
Onde estão os Landmarks, as Constituições e Regulamentos, os Rituais daquela época que por muitos e muitos anos permaneceram inabalada, onde o homem Maçom que lhe era ensinado a saber o que era a Liberdade, Fraternidade e Igualdade, que são estas três fases no seu caminhar dentro da Ordem para que quando voltasse ao Pó da igualdade jamais teria distinção entre um e o outro Pó.
E onde está a Maçonaria de hoje?!......”