A Finalidade da Maçonaria
Tornar feliz a humanidade, pelo amor aperfeiçoamentos dos costumes, pela tolerância, pela Igualdade, respeito a autoridade e religião de cada um...
Nos Estados Unidos e alguns Países Europeus, as decisões mais importantes passaram pelo crivo, ou é discutida na Maçonaria desde sua independência em especial nos EE.UU.,1776, e demais fatos importantes.
No Brasil não foi diferente, pois a Maçonaria teve seu papel primordial nas decisões: Independência – Proclamação da República – Abolição da Escravatura – etc.
Nos demais países, desde América do Sul, América Central e Europa, a Maçonaria deixou seus rastros na confirmação da Fraternidade, Liberdade e Igualdade. Basta confirmar pela história de cada país.
Fica nos dias atuais a responsabilidade de escolha de membros corajosos na fé, e em material e espírito, e que voltem aos trilhos como foram nossos irmãos antepassados, passando a se dedicar mais assuntos de mais extensão e que venha beneficiar ao invés de dezenas de pessoas, passe a beneficiar milhares de seres humanos, pois ela tem bagagem e credibilidade para tal...
A seguir passo texto do Irmão Ademir Batista de Oliveira, correlato ao tema publicado na Revista /consciência edição 136 de 2018, como segue:
Irmãos, a finalidade da Maçonaria é formar o novo adepto, elevando-o acima da condição comum.
A tradição maçônica, nos ensinamentos conteúdos nos rituais e instruções, é de origem muito antiga, fruto das reflexões e experiências de inúmeros pensadores que existiram em várias civilizações.
Esse saber memorável foi reunido e esboçado sob a forma de Graus e colocado sob a guarda de homens dignos para fins de preservação e transmissão à posteridade.
Estará consciente de que a Maçonaria é a única instituição competente para levar o Homem ao domínio da paz, da ordem e da felicidade. Ele aprenderá que no seio da Sublime Ordem não existem desejos nem interesse pessoais a satisfazer, e que a ambição se delimita as necessidades da Fraternidade.
Que a vaidade não pode regurgitar e que a lei fundamental, como regra absoluta, é a extinção dos maus desejos que afligem a Humanidade. Enfim, que a Maçonaria á a associação mais propícia à obtenção do aperfeiçoamento social e moral do Homem.
Só o verdadeiro Maçom poderá sentir e compreender que o Templo do Grande Arquiteto do Universo é o interior de cada um de nós, o Templo humano.
O Templo espiritual, que é edificado no coração e na mente do Maçom para recolhimento do Bem, do Amor Fraternal, da Beneficência e da Concórdia.
Dessa forma, o homem Maçom enriquece em conhecimento, aperfeiçoando, na sua generosidade, camaradagem, fraternidade e filantropia, entre tantas outras virtudes.
Não há riquezas maiores que essas para um Obreiro da Arte Real.
E a riqueza não se encontra naquilo que se possui, mas sim naquela que jamais seria trocada por valores supérfluos.
O Mestre dos Mestres disse:
“Se quiser encontrar a riqueza, terá de procura-la dentro de si”.