VICTOR HUGO & NOTRE-DAME DE PARIS


O recente fatídico episódio envolvendo a deslumbrante Catedral de Notre- Dame, fato que muito nos comoveu, fez vir à mente um nome que associamos automaticamente ao falarmos dessa incrível construção em estilo gótico: Victor Hugo. Sendo assim, no decorrer dessa narrativa iremos apresentar alguns pontos que são do nosso conhecimento, em ralação ao renomado escritor e ao local especifico em que sua mais célebre história se desenvolve.

Victor Hugo Victor Hugo (1802-1885) foi um poeta, dramaturgo e estadista francês. Autor dos romances, "Os Miseráveis", "O Homem que Ri", “O Corcunda de Notre-Dame", "Cantos do Crepúsculo", entre outras obras célebres. Foi eleito pela academia francesa, como grande representante do romantismo. Defendia o livre arbítrio, tanto na política como na religião.

Dentre inúmeras frases, pensamentos, citações, eu ressalto uma , que tem o mesmo brilhantismo e sabedoria de outras de sua autoria. “O Futuro tem vários nomes. Para os fracos e covardes, chama-se Impossível. Para os comodistas, Inútil". Para ele certamente seria algo promissor, na tendência de alcançar relevantes conquistas no âmbito literário.

A paixão e a eloquência marcantes nas primeiras obras de Victor Hugo trazem-lhe sucesso absoluto, quando ainda muito jovem. Foi profundamente influenciado por Chateaubraind, vulto de extrema importância da escola romântica e sem dúvidas da literatura francesa e mundial no século XIX.

Na juventude, o escritor afirmou que seria “Chateaubriand ou nada”, e sua vida teria muitas semelhanças com a de seu predecessor. Como Chateaubriand, Hugo daria força ao Romantismo, envolvendo-se com política como defensor da causa republicana e foi forçado ao exílio devido às suas opções políticas.

Sua primeira coletânea de poesia intitula-se... Odes et Poésies Diverses. Dentre as célebres obras de Victor Hugo, dou ênfase ao seu incomparável trabalho, tendo como palco da sua história a Catedral de Notre-Dame. Sou apaixonada por essa incrível história. Para obter a proficiência em inglês e ter esse idioma como minha segunda língua, enfrentei o desafio de traduzir o livro em português para o Inglês e foi aí que o encantamento aliado ao desafio, ampliou-me a visão, sobre um escritor, que passou a ser um de meus favoritos.

Corcunda de Notre-Dame ou Notre- Dame de Paris, foi publicado pela primeira vez em 183.1. Esse é o primeiro romance de Victor Hugo, que já iniciou sua vida literária com brilhantismo evidente, trazendo leitores maravilhados com uma obra que de longe é uma das leituras mais aprazíveis da literatura francesa e mundial. Comovente e rica em acontecimentos envolvendo sentimentos, entre alegrias, tristezas, amor exacerbado, decepções, frustrações, sem oferecer nenhum segundo de distração em relação à leitura, visto que, Victor Hugo sabia perfeitamente penetrar no âmago, em cada coração de maneira deslumbrante , sendo ele dotado de uma extraordinária imaginação criadora.

A obra em questão tem como cenário principal a Catedral já mencionada e nos apresenta o perfil da sociedade parisiense na época Medieval. Além disso, introduz personagens de várias camadas sociais, entre monarcas, ciganos e nobres, acontecendo no ano de 1482. Em resumo: Quasimodo, um ser humano diferente, uma aparência fisicamente assustadora, apesar de se revelar um homem de bom coração, sem receios de enfrentar qualquer situação para salvar a mulher amada, é visto como uma ameaça, preso na Catedral, para proteger-se dos insultos e ataques da pessoas que o desprezam, passando a ser o sineiro. Foi adotado pelo arquidiácono Frollo, que ao longo do tempo deu-lhe essa incumbência.

Esmeralda era uma bela cigana que dançava nas ruas , realizando truques com uma cabra. Mulher de uma tocante beleza transtorna o arquidiácono Frollo que ordena o sineiro, o esquisito Quasímodo, rapte a cigana. Frollo, era a única pessoa que Quasímodo conhecia e o amava a ponto de fazer tudo o que lhe fosse pedido, no entanto os planos de Frollo foram frustrados por causa do Capitão Febo, que surgiu com seus soldados prendendo o sineiro e salvando a cigana. Porém Esmeralda envolve-se com Febo e ao encontra-lo em local fechado, Frollo os flagra e mata o capitão, deixando a culpa do assassinato recair sobre a cigana, sentenciada de morte, por um crime por ele cometido.

O infortúnio era impactante da vida do infeliz, Quasimodo, foi atado,
ajoelhado a uma roda e chicoteado cruelmente. Mesmo assim consegue ver Frello, caminhar em sua direção com um leve sorriso no rosto. Completamente enganado, Quasimodo tem a certeza de que ele o salvaria, entretanto desaparece na multidão.Dilacerado emocionalmente e fisicamente torturado, emociona-se quando ao suplicar por água, aparece Esmeralda trazendo-lhe uma xícara de chá, indo de encontro com o ato cruel das pessoas que o apedrejavam. Em meio ao tumulto, Frollo aproveita para fugir com Esmeralda e tenta seduzi-la. Furioso com sua recusa, o arquidiácono a abandona.

Encontrada pelos soldados, que a procuravam para ser executada, do alto da catedral Quasímodo e Frollo assistiram a execução e ao ver o sacerdote sorrindo, o sineiro se enfurece empurrando-o telhado abaixo e desaparecendo para sempre. Depois de muito tempo, enquanto os soldados procuravam por um corpo qualquer, no local onde Esmeralda havia sido sepultada, são encontrados dois esqueletos abraçados, um deles com uma deformidade nas costas. O homem a quem esse esqueleto pertencia viera até ali e ali morrera, abraçado com a jovem. Na tentativa de desprende-lo do esqueleto a que se abraçava, desfizeram-se ambos em pó.




**Imagem do Google
**Freepik

Verdana Verdannis
Enviado por Verdana Verdannis em 27/04/2019
Reeditado em 18/10/2021
Código do texto: T6633976
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.