George Orwel e a profecia de sua "Revolução dos Bichos"

Falecido em 1950 de tuberculose na inglaterra, deixou como sua obra mais famosa e lida a Revolução dos Bichos, onde retrata entre outras coisas a sátira e ameaça de tirania no futuro da humanidade.

Uma leitura impressionante este obra, com sátiras, brincadeiras, violência e até questionamentos morais e de princípio, uma obra que me impressionou durante minhas leituras e volto a revê-la, rele-la, pois vale a pena curtir a criatividade, a imaginação deste excepcional escritor que viveu os horrores da Segunda Guerra Mundial e já antevia, de certa forma o que o que a humanidade viveria e constataria em nossos dias, com ataques terroristas brutais, países e povos sendo oprimidos pela força da arma, as ameaças de explosão de artefatos nucleares, civis sendo assassinados por militares desarmados dentro de seus próprios países, a guerra da Siria, do Iraque e outras pela ganância do poder e pela briga do Petróleo, A situação de fome e miséria na África, na America Central e bolsões de mais de 1 bilhão de desempregados e subempregados pelo planeta Terra...Enquanto Trilhões são investidos em armas, guerras e maldades contra os povos...

Ao final, me chamou a atenção o trecho "...Doze vozes gritavam, cheias de ódio e eram todas iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera a fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem outra vez; já não era impossível distinguir quem era homem, que era porco..."

Ele falou de forma brilhante dos acordos politicos de uma minoria, visando beneficiar uma espécie de "elite animal" no poder, na verdade os animais e porcos eram figuras de linguagem refinadas e metáforas, George Orwel falava sim: de nós humanos na realidade e de nossa capacidade de maldade e opressão, falava de toda maldade utilizada por politicos corruptos, maldosos e ciosos de seu poder contra o seu próprio povo... E , de certa forma, falava da inutilidade das ideologias e até das religiões quando a ganância pelo poder se apodera do homem...dos homens...

Grande parte do que vemos hoje, de forma poética, engraçada, brilhante e reaista, também vemos na leitura deste excepcional livro A REVOLUÇÃO DOS BICHOS de George Orwel.

A literatura nos faz visitar o passado, viver o presente e até...as vezes, a prever o futuro....