JOHANN WOLFGANG VON GOETHE

Iremos falar de um um autor e estadista alemão do Sacro Império Romano-Germânico que também fez conquistas pelo campo da ciência natural. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras
da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Dotado de um talento extraordinário, Goethe escreveu romances, poemas, escritos autobiográficos e ainda, reflexões teóricas nas áreas de arte, literatura e ciências naturais. Goethe foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang, ao lado de Friedrich Schiller, um poeta, médico, filósofo e historiador alemão.

Sua obra prima o drama trágico Fausto, foi publicado em fragmento no ano de 1790, depois em primeira parte definitiva em 1808 e, por fim, numa segunda parte, em 1832, ano de sua morte. A obra, que lhe tomou a vida inteira, está redigida como uma peça de teatro com diálogos rimados. Merecidamente, este renomado escritor dentre outros títulos, é considerando um dos maiores nomes da literatura alemã e do mundo, como já mencionamos acima.

Descendia de uma família abastada e culta. Seu pai possuía mais de 2000 volumes, em sua biblioteca. Recebeu aulas de inglês, francês, italiano, grego e latim. Também dedicou-se ao estudo de ciências, religião e música. Goethe como qualquer ser humano teve seu lado
descompromissado, boêmio, foi acometido por uma tuberculose, recuperando-se milagrosamente, pois naquela época os recursos da medicina eram insuficientes, para curar certos tipos de doenças.

Um dos fatos mais marcantes da vida de Goethe, foi no que diz respeito à vida amorosa, uma avassaladora paixão pela filha de um pastor. Esse sentimento nutrido por uma moça anos mais jovem que ele, resultou em uma série de poesias líricas. Charlotte Buff, noiva de um amigo, tocou seu coração de maneira implacável e quase o leva ao suicídio. No auge dessa afeição surge a obra pré-romântica "Os Sofrimentos do Jovem Werther" (1774), que tragicamente termina com o suicídio do personagem principal.

Os Sofrimentos do Jovem Werther, (Die Leiden des jungen Werthers). Werther apaixona-se perdidamente, é correspondido no amor, porém sofre, pois a jovem por quem se apaixonou, estava comprometida com outro homem. Goethe revela um pouco de sua vida na obra, pois ele também vivera um amor não correspondido. As marcas dessa paixão são colocadas, de forma dolorosa, ressaltando a sensibilidade de um coração impossibilitado de consumar uma relação, por uma causa irreversível. Esse romance, tocou o coração de inúmeras pessoas, principal de jovens que emocionaram-se imaginando passar por situação semelhante.

A leitura é fator indispensável, na vida de cada um de nós. O talento dos escritores nos faz viajar, interagindo com a leitura emocionalmente. Assim como, a literatura brasileira, a literatura alemã é extraordinária.




 

Verdana Verdannis
Enviado por Verdana Verdannis em 09/04/2019
Reeditado em 18/04/2024
Código do texto: T6619465
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.