As Decisões complexas
Assim dando continuidade a série ' Vilões da Bíblia ' e a subcategoria ' rebeldes israelitas '. Nesta sexta coluna irei falar acerca das decisões complexas.
Simbolicamente todos nós precisamos tomar um conjunto de decisões cotidianas que interferem no presente e no futuro bem incerto que avisa em cada esquina o fim funesto das nossas decisões e as necessárias consequências que assustam a polifonia da vida.
Diante dos fatos, o ignorante Mica sempre inicia as situações tomando decisões um tanto complexas quanto perigosas em sua essência.A sua grande ignorância solapa e desafia sua grave realidade, parece que desconhece a estrutura legal.
E parece que as coisas sempre acontecem com enorme naturalidade, e a Igreja Evangélica Pentecostal de Laodicéia estendeu seus tentáculos ou células familiares divisando ganhar almas para o Reino de Deus.
Cabalmente as situações começam a se complicar ainda mais, Mica no mais alto grau de sua ignorância fica totalmente desesperado , como um rouxinol se desespera diante de uma possível ameaça.
Inicialmente a prudência do rouxinol contrasta com a ausência dela na vida polifônica de Mica, esse contraste é acentuado quando o ignorante Mica concede auxílio ao viajante Jônatas, essa ideia ancestral de conceder apoio para alguém advém do patriarca Abraão.
Sinuosamente a célula familiar estava bem ali próxima e ocorreu o interesse crescente por parte de Mica em conhecer melhor essa comunidade cristã e divagar acerca do Novo Testamento, bem aí reside a queridíssima complexidade.
O interesse crescente pelo Novo Testamento, bem tudo tem seu belo motivo , parece que o ignorante Mica estava descontente coma tradição judaica e a sua cultura que não trouxe um certo progresso natural comum a prática religiosa.
E ao que parece a presença categórica do viajante em sua casa veio a condicionar a releitura e a compreensão do Antigo Testamento e as redes sociais como o Facebook, e Twitter deram uma força para que a descrença aumentasse e favorece ao ignorante Mica em naturalidade vai ouvir o sermão pregado numa noite fria.
Sinuosamente o sermão falava de Abrão e sua posterior chamada para um atenta reflexão reinterpretação constante reiniciado todo processo de leitura para desafiar os fiéis ali presentes com o bem articulado discurso.
Com tamanho sermão bem delineado em seus aspectos e com certa sobriedade adequadamente ao auditório complexo em lhe ouvir naquele momento monumental, certos textos sempre ganham uma nova releitura adequada a realidade contextual.
O responsável peal célula familiar ficou curioso pela recepção do ignorante Mica e do esperto viajante Jônatas mediante o crescente interesse pela igreja e seus assuntos. A igreja tenta responde graciosamente ao extenso questionário coexistente com dois sujeitos desajustados.
Mas a ironia reside exatamente nessa busca incessante não fazia parte de sua realidade como um judeu, o ancião hirsuto apenas olhou de soslaio para a simplicidade do responsável. Isso lhe chamou a atenção gradualmente em sua rica intrinsecamente frustrada.
Portanto a esperteza de um jovem viajante chamou a visão de um nobre responsável em termos gerais , esse responsável apenas viu o que devia ser no mínimo necessário para compreender e interpretar aquela situação.
Legalmente o hirsuto ancião fez um conjunto de perguntas para o responsável ali quieto aguardando as muitas perguntas mas perguntas revelam a grandiosidade do conjunto de dúvidas que ainda existia. E nesse caso o responsável estava disposto a responder naquele momento sombrio.
E toda aquela complexidade existencial do ancião hirsuto reelaborada mediante as muitas dúvidas garantidas com a presença do jovem viajante existindo ao lado do conhecimento absoluto, nada disso deveria existir naquele instante, essa polifonia não poderia ser traduzida com notas baixas em uma enorme sequência.
Xaropando muito silêncio, o responsável traduzia com os olhos suas muitas respostas relevantes para um ancião hirsuto, tal tradução revela em uma profundidade didática condicional ao conhecimento prévio da vida em questão.
Assim ser ou ser da igreja evangélica de Laodiceia? Eis a questão para parafraseando Hamlet a tragédia shakespeariana, tanto o hirsuto ancião e o jovem viajante se perguntam com profunda sagacidade natural a homens do Antigo Testamento. A sagacidade do segundo traduz a extrema seriedade que o assunto era conduzido audaciosamente , a audácia do jovem revelava a importância factual daquele questionamento.
Simbolicamente esses questionamentos o viajante á flor da idade e o ancião hirsuto descobrem que fazer da igreja evangélica de Laodicéia seria uma solução para seus assuntos particularizados, em especial para idolatria proibida, meu caro leitor não deixe de ler ' Seis personagens á procura de um autor ' do dramaturgo Luigi Pirandello e tenha uma boa leitura.