Os Mirandas no Recanto
Somos hoje doze dúzias, uma grosa, portanto, espalhados Brasil afora. Vai ver até que haja algum estrangeiro, ou brasileiro mesmo vivendo no exterior, mas isso é matéria para uma pesquisa mais refinada, a demandar mais tempo e paciência.
Uma coisa pelo menos é certa: somos bem mais do que os Queirogas, por exemplo, que somam oito representantes, e concentram muito poder de fogo na Paraíba, do amigo-feirante, Stelo, construtor de amizades de até sessenta andares de altura.
De onde vimos, os Mirandas, parece fácil deduzir, pois além de haver região de Miranda em Portugal, inclusive com o dialeto mirandês, há um estado da Venezuela que se chama Miranda, assim como Miranda é uma cidade mato-grossense do sul. Ou será do norte?
E a militância dos Mirandas no Recanto é significativa, com pelo menos onze de seus representantes com pelo menos cem textos exibidos no site.
Contudo, a Miranda mais famosa que conheci não chega a ser pessoa, nem flor, e sim é um um ditado que um ex-colega, seminarista e latinista me ensinou: Dona Lilia Miranda. E achei ilustre esta parenta que nada mais quer significar do que: Os lírios são um presente admirável. E alguém já nos recomendou a olhar os lírios do campo...