ADVOGADO Dr. FRANCISCO MELLO. (669)996892292. CRIMINALISTA. DIREITO PENAL, PROCESSUAL PENAL, AMBIENTAL, CIVIL E ADMINISTRATIVO, RONDONÓPOLIS, MATO GROSSO, CENTRO OESTE, BRASIL. ARTIGO: GAUCHISMO É ISSO

O gaudério assustou, visto que perdera a hora. Teria que acordar com os passarinhos ou no máximo com o berro da gadaria que se alvorota ao amanhecer na campanha.

___ Mãe de Deus! o sol beijou a quincha do rancho. Sou agregado e a lida campeira espera por mim. Inda bem que minha China já pôs a cambona no guarda fogo de angico e vai sevar um mate enquanto vou à sanga lavar o rosto, escovar os dentes e buscar um porungo de água para o filtro de argila.

No galpão a peonada mateia, depois encilha os pingos, preparam suas adagas – é dia de castração – apresilham os tiradores, calçam botas, tapeiam os abas largas, preparam o doze braças, manuseiam as boleadeiras e assoviam para os cuscos que os acompanharão na campereada.

E lá se vão, pois como diz o cantor: Um bom campeiro que se preza tem que ter, cavalo laço e cachorro e a china do bem querer.

Para temperar melhor estes meus registros gauchescos, insiro o que versejei a seguir, foi falquejado bem a preceito em homenagem aos tauras campeiros.

Minha mala de garupa; Tem coisas da tradição

Charque para o carreteiro; Erva para chimarrão

Um pala, lenço e bombacha; Um pacote de pinhão

E pra matar meus desejos; Vinhos, salames e queijos

Típicos do meu rincão.

É melhor ser da Campanha que morar na Capital

Tomar vinho, beber canha montar em potro bagual

Num pingo dou um lassaço e me boto a trote largo

Pra comer um bom churrasco e sevar um mate amargo.

Dr. Francisco Mello dos Santos. Advogado Criminalista. OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. drfranciscomello@terra.com.br (66)996892292.

Dr Francisco Mello
Enviado por Dr Francisco Mello em 08/02/2018
Código do texto: T6248841
Classificação de conteúdo: seguro