Zé Tarzan e Nina – Às margens do Rio Piranhas
O livro “Zé Tarzan e Nina – Às margens do Rio Piranhas”, de autoria de Josemar Alves Soares, possui como tema central o histórico da família do autor na região do distrito de São Gonçalo, notadamente nos séculos XIX e XX. No entanto, a obra também aborda vários outras temáticas regionais, como: a historicidade do Distrito São Gonçalo e a saga da construção do açude local; o drama das secas na região; a vida simples nos sítios, às margens do rio Piranhas; os costumes e aspectos culturais e educacionais clássicos; o encanto da fauna e da flora da caatinga; a importância do DNOCS; os moradores e funcionários antigos de São Gonçalo; a nostálgica Rua Dezesseis, construída na década de 1920 para abrigar os técnicos norte-americanos, encarregados da construção do açude; a descrição da beleza das paisagens do sertão...
Embora o livro seja histórico, o escritor apresenta alguns contos e passagens romanceados que servem para tornar mais agradável e atraente a leitura da obra.
Ao final, o autor apresenta um importante capítulo iconográfico, com fotografias das décadas de 1940 a 1980, que ajudam a retratar a identidade cultural do sertão interiorano.
Para a realização da obra, o autor efetuou diversas entrevistas com familiares e pessoas da localidade, além de utilizar uma vasta referência bibliográfica, representada por escritores nordestinos como: José Américo de Almeida, Celso Mariz, Joaquim Osterne Carneiro, José Romero Cardoso, Gouveia de Hélia, José Marques Sarmento, Paulo de Brito Guerra, Inez Mariz, Deusdedit Leitão, Francisco Pereira Nóbrega...
Em um dos capítulos (Os Felix no Rio Piranhas), com inspiração no clássico “Os Pordeus no Rio do Peixe”, do escritor sertanejo Wilson Seixas, o autor relata a genealogia, bem como o modo e estilo de vida dos seus antepassados na região, desde a chegada e instalação do patriarca no século XIX, às margens de um dos rios mais importantes da Paraíba.
Convém ressaltar que a narração da obra se desenvolve no espaço geográfico em que se encontra instalado o IFPB Campus Sousa – unidade campo, cujo intenso legado educacional em São Gonçalo completa três décadas no ano de 2017.