VIVER COM ARTE

Um livro é perfeito para quem quer se aproximar da arte da conquista, através da arte de ler. Num mundo em mudanças aceleradas, a capacidade criativa se impõe como sobrevivência.

A criança é naturalmente criativa. Imagine o que pode inventar para a sua vida futura, adquirindo o gosto pela leitura. Segundo a psicóloga Lídia Aratangy: “a leitura deve ocupar um lugar importante na vida... de nada adianta falar para a criança sobre a importância de ler, se ela nunca vê os pais com um livro na mão. Não basta falar sobre livros, é preciso tê-los ao alcance e mostrar que ler é uma atividade prazerosa e natural.” Ler sempre resulta em excelente exemplo que a criança seguirá naturalmente.

A arte de ler envolve muitas descobertas e muitas transformações no desempenho intelectual da criança, levando-a a alcançar segredos e verdades, facilitando sua expressão: é algo fascinante! O sucesso na leitura é prova de que a criança é inteligente e será capaz de vencer as dificuldades futuras.

Para estimular o gosto pela leitura a família deve satisfazer a curiosidade da criança e para isso é necessário elogiar, encorajar e aceitar os desafios propostos por ela; assim, por consequência o gosto pela leitura fluirá naturalmente. É preciso constatar e reconhecer que nossos avós e pais sempre nos ensinaram que ler é uma das melhores maneiras de estimular a imaginação, a fantasia e a criatividade.

A arte de ler é atividade prazerosa que desperta a curiosidade na criança, por ajudá-la a descobrir o encantamento dos sons e das letras; estimula a descoberta sobre como os fatos ocorrem e na invenção de meios para superar as dificuldades.

Grande parte do aprendizado se dá por meio da leitura, desde que a criança tenha a presença dos livros à sua disposição, ou seja, quanto mais contato com eles, melhor será o desempenho intelectual... Mas, não basta tê-los, é necessário lê-los.

Na leitura cada um cria mentalmente o seu personagem e o cenário onde se passa a história. As variações de histórias que se apresentam ao pequeno leitor, temas que mostram, por meio dos seus mitos e heróis, como encarar o amor, a vida, a morte e a repassar sua visão e suas atitudes.

Através de uma fábula infantil, lida/refletida com emoção e carinho, as crianças assimilam conceitos éticos, políticos, filosóficos e religiosos. Aprendem a lidar com a realidade de maneira lúdica e desenvolvem suas próprias fantasias. Fantasia é coisa séria, que deve ser cultivada na vida infantil, porque as leva a vivenciar suas emoções e circunstâncias, o que na vida real dificilmente viveria.

Ao ler, a criança transfere esse exercício para a sua realidade, junta as ideias, fatos e acontecimentos. Ler é conquistar a liberdade.

O livro mostra as descobertas sobre a felicidade e a criança descobre como é possível manter esses sentimentos no dia-a-dia; também, abre uma porta secreta e mostra o outro lado, a versão alternativa da própria vida; ainda, através do livro, as crianças embarcam no universo das palavras e, repletas de curiosidade, fazem da leitura a maneira fantástica de viver com arte neste mundo desconhecido e maravilhoso.