“A HISTÓRIA DA TARTARUGA”

“Uma tartaruga / não respira pressa. / Quer chegar depressa? / Ande devagar.” Lêdo Ivo é autor do livro infantil A história da Tartaruga. É o escritor que ocupa lugar de destaque no meu coração. Agora, mais ainda, com esse livro infantil, porque ele mostra às crianças o mundo através de poemas sobre o animal.

O livro tem ilustrações de Isabel Paiva. Acredite, ambos transformam a história em colorido mundo mágico que, com criatividade, injeta em cada leitor uma dose de energia ao transmitir, através da personagem, a capacidade de decidir e questionar o seu “eu”, como em,“Dona de si mesma, / vai devagarinho. / Tudo é longe e perto / e tudo é caminho.”

Estar na companhia de Lêdo Ivo, além de fascinante, é estar pronto para iniciar qualquer projeto de vida. É se promover e se reconhecer dentro dos comportamentos e das atitudes, ao lembrar que precisamos sentir prazer naquilo que fazemos. E é aí que Lêdo Ivo e Isabel mostram a motivação que despertam o conhecimento e propõem a reflexão através dos poemas.

“Uma tartaruga sabe envelhecer. / É cheia de rugas / desde a tenra infância. //

Ela é como o tempo, / cheia de verrugas, / O tempo que imita / uma tartaruga.”

Vale ler e crer que o livro é importante e que, com convicção, podemos escolher e investir na leitura como sinônimo de boa atitude. Então, respire, reveja e renove-se sem medo de dar o primeiro passo – de ser feliz – para procurar a magia no desenho de Isabel e nas palavras de Lêdo Ivo, arriscando-se a sentir e a perceber a oportunidade de se fortalecer com a magia.

A criança ao ler conspira para a realização de seus desejos. Ela organiza os objetivos tendo a clareza do que quer e destaca pensamentos através das atitudes, selecionando o que mais lhe interessa.

“Uma tartaruga / é silêncio puro / como se estivesse / em cima do muro.”