Da série Histórias da Horta
(12 de abril de 2017): Mensagem no whatts up de um DDD da cidade.
“Oi, Boa tarde!!!
Vi um vídeo pela internet sobre o Melão de São Caetano. Você ainda tem sementes? Já tinha ouvido falar maravilhas sobre essa fruta. Se puder me arrumar umas sementes... Minha irmã tá fazendo tratamento para pulmão e mama. Está nessa luta contra o câncer desde 2011.”
“Olá! Se você puder, venha até a Horta. Fica na 712/713 Norte, Asa Norte.
“Horta??? Vou sim. Moro aqui na Vila Planalto”.
“Certo. Aguardo.”
13 de abril de 2017:
“Preciso do endereço: Qual é o bloco e a casa? Oi, por favor, como faço pra pegara as sementes?”
“Oi, a Horta fica de frente para a rua, tem um sombrite vermelho.”
“OK Amanhã  vou aí por volta das duas horas. Pode ser?”
“Pode sim. Confirme , por favor.”
14 de abril de 2017:
“Posso passar aí agora para pegar as sementes do Melão de São Caetano?”
“Sim.”
Chegaram uma moça com aparência de ter entre 38 e 40 anos e dois rapazes mais  jovens. Um deles era o irmão que dirigia o carro e o outro – adolescente – era o filho. Ela, bonita, pele clara, muito magra, em seu vestido bege sem mangas, com decote em V  deixava à mostra as cicatrizes das cirurgias de mamas e pulmão. Foi logo contando que já havia realizado essas intervenções cirúrgicas e que agora apareceram “problemas” no fígado.
- Estou fazendo quimioterapia, mas quero tentar tratamentos alternativos. Já ouvi que o Melão de São Caetano cura diversos tipos de câncer . Quero tentar. Eu tenho uma amiga que está tomando o chá das folhas e está se sentindo bem -  explicava ela.
Comecei a sofrer. Não há como não sofrer com uma pessoa nessa situação. Olhei para ela e pensei no que mais poderia  fazer aqui e agora.
- Aqui tenho alguns frutos (alguns dizem que são legumes, não importa!). Leve este! Vou colher mais. Temos mais este... e este. Os demais estão muito pequenos.
- E eu faço chá dos frutos?
- Não. Você come os frutos cozidos como faz com qualquer legume. Para que o sabor não seja muito amargo, é bom aferventá-lo antes. Você quer levar as folhas para o chá?
- Sim. Quero. Muito obrigada
Resolvi abster-me dos chavões para essas ocasiões. Percebi que seu semblante estava mais leve e que ela se sentiu melhor com o meu atendimento.
- Cuide da sua imunidade! Se precisar de algo mais, procure-me.

Finalmente, entreguei-lhe uma embalagem com os três melões, um molho de folhas e um melão maduro aberto com várias sementes, pois ela iria plantá-las para ter em casa a sua própria produção.
E nos despedimos.
Bsb, 14/04/2017 15:00 h
Respeite os direitos autorais. Ao citar informe a autoria e a data da publicação. Peça autorização à autora para copiar.
Visite meu site: www.sandrafayad.prosaeverso.net
Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 14/04/2017
Reeditado em 14/04/2017
Código do texto: T5970751
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.