DISPERSOS de MARIA PEQUENA

O livro, DISPERSOS de MARIA PEQUENA, é coletânea representada por vários autores com variadas versões, como um caminho de investigação que persegue o percurso da vida de Maria Meirelles Trindade, vulgo Maria Pequena.

A obra busca homenagear e espalhar a completude do ser, de um modo insistente: Maria Pequena mártir, heroína ou santa? E nos perguntamos, até onde é lenda ou realidade?

Dispersos responde através das diversidades dos textos e dos estilos dos escritores, que com sensibilidade aguçada, curiosidade aflorada e conhecimento, contam a história de Maria Pequena.

Suas versões são retratadas pelos Sopros da lembrança, pelos Sinais da lembrança e pelo Sentido lembrado. De certo modo, celebram a história de Maria Pequena ao restituir sua vida entrelaçada como uma incursão do mito.

Aqui, vida e arte confundem-se em palavras que resgatam as lembranças no perfil de Maria Pequena, onde cada autor prescreve a compilação de reproduzir às páginas o seu processo de criação literária. Residuais poderes na “voz” concentra cada lembrança e, sabemos como assombra este regresso em palavras. Essas lembranças são a presença do fato ou da lenda, que se fará latente em nosso coração, em cada percurso da história “que o estrangulado corpo esquece”. E assim, não apagamos as imemoráveis lembranças da vida, porque essa chama da lembrança ateia nosso pensamento.

O que traz claridade a esta obra é o fato sombrio e, talvez, místico que além ou aquém dá passagem às referências literárias para compor a história e que, a cada página nos impressiona com o que aqui é retratado sobre a vida de Maria Pequena. Mesmo sendo uma triste história, existe nela a magia que vagueia na lembrança dos autores, onde o corpo já vencido bate agora sem pressa, em cada coração e, por vezes, no seu fervor sacrifício estabelecido pela história como um marco: Maria Pequena santa, heroína ou mártir?