BICO DE PENA
Fazendo pesquisa no Arquivo Público do Estado da Bahia, encontrei um documento manuscrito de compromisso datado de 1684, original, bem amarelado pelo tempo. Solicitação ao El-Rei de Portugal D. Manoel I para constituir a Irmandade de São Benedito na matriz da Igreja da Conceição da Praia, nesta cidade. Pedido dos devotos.
Com muita admiração, reparei a beleza da caligrafia em bico de pena, escrita perfeita com arte, precisa de qualidade em cima do papel grosso da época. Feita com instrumento simples e rude na Idade Média. Não há comparação com a escrita do profissional liberal ou do estudante de hoje
Penso que perdeu-se o gosto para a caligrafia tão bem ministrada por antigos professores para dar lugar ao computador de memória que os jovens recorrem como sendo o elemento manual moderno. Os tempos mudaram e a perfeição do escrever esquecida. A bela caligrafia não mais existe.Hoje, com o avanço da tecnologia em informática o professor perdeu espaço na sala de aula. O aluno recorre mais ao computador do que os bons livros didáticos. Perde o educador o incentivo de ensinar o que é uma arte universal. Aceita rabisco em forma de letras mau se consegue interpretar e empurra o aluno para outra série.
Os livros ensinaram-me a ler, escrever, falar e raciocinar no decorrer
dos anos. Tenho com os livros amizade inseparável e o computador uma ferramenta da comunicação.
É bom saber: A " Pena de Ave ", possivelmente de ganso ou de pássaro grande servia para a escrita. Molhava o bico da pena no tinteiro e aplicava a caligrafia no papel.
"A escrita representa um meio universal de comunicação e caligrafia significa estar atento ás regras de beleza e harmonia que governam a forma das letras".(Internet/Net).
"SEM A ESCRITA NÃO SE FORMA PALAVRAS".
BATACOTO.