O QUE O POVO QUER?
Neste ano de 2016, o Brasil inteiro foi às urnas para escolher seus novos gestores que irão governar até 2020, claro que em alguns municípios ocorrerá o segundo turno, mas a grande maioria já fez sua escolha.
Na maior cidade do País, por exemplo, o próximo prefeito já foi eleito, mas em Goiânia, o povo decidiu afunilar a disputa e levar a decisão para o segundo turno. Por falar em Goiânia, metrópole, na qual os índices de violência, desigualdade social, falta de atendimento hospitalar, vagas em escolas e creches vêm crescendo de maneira assustadora, a região oeste da capital, parece ser, na minha opinião, a parte que ficou mais prejudicada nessa disputa eleitoral, salve uma vitória de Íris Rezende, candidato favorito das massas menos favorecidas.
Bairros como Conjunto Vera Cruz, Jardins do Cerrado e Mundo Novo já vêm há alguns anos oferecendo nomes para serem votados para o cargo de vereador, porém, o povo parece não ter entendido o recado ainda. Não perceberam que, regiões nas quais existam representantes legais, o progresso chega com maior precisão.
O que o povo quer? É fato que a política no Brasil tem se transformada numa verdadeira lástima, com focos vergonhosos de corrupção, ladroagens, mentiras, enriquecimentos ilícitos, desvios de verbas públicas, favorecimentos parciais, e, assim por diante... A política partidária no Brasil chega a um ponto de as pessoas ficarem totalmente desacreditadas e generalizar, isto é, para a grande maioria, todos os políticos são ladrões. O que não é verdade, uma vez que em toda profissão (se é que se pode chamar a política partidária de uma profissão), existe os bons e os más profissionais.
Como eu disse, na região oeste de Goiânia vários nomes foram colocados para serem votados, porém, a região continua sem representatividade legal, ou seja, nenhum dos candidatos conseguiram votos suficientes para ter um pleito na Câmara Municipal de Goiânia para o quatriênio 2017/2020. Assim sendo, quem não se decide, oportuna o outro para decidir por si e pelos demais. Se o Conjunto Vera Cruz que já tem algumas décadas de existência ainda não conseguiu eleger um candidato para representar a região, os Jardins do Cerrado, bairros bem mais afastados também vêm, desde as eleições municipais de 2012, tentando o feito, porém, não foi dessa vez ainda, haja vista que, quando se trata da escolha de um vereador, o povo, precisa, realmente tomar uma decisão. Constatou-se votos para mais de 200 vereadores nas urnas dos residenciais e nenhum dos eleitos pertence a região oeste. O povo está votando simplesmente por votar, simplesmente para cumprir sua função de cidadão e não com um olhar crítico e futurista.
Em relação à escolha do candidato à prefeito, o pensamento das pessoas da região é unanime, almeja Íris Rezende para ser o próximo prefeito de Goiânia. Para Rosendo Conceição, defensor dos ideais iristas na região, os Jardins do Cerrado, bairros que aglomeram mais de 31 mil pessoas, “Íris Rezende conhece melhor os problemas da região e saberá exatamente o que fazer para amenizar ou sanar o sofrimento do povo”. Isso nos leva a crer que se o povo da região oeste ainda não se decidiram na questão de eleger um vereador, porém, sabe que Íris Rezende também vai olhar para a região oeste da Capital.
Gilson Vasco
Escritor