TRAVERSO E TRAVESTIR

TRAVERSO E TRAVESTIR

O prefixo “tra” significa através de; posição além de; mudança. Transbordar, passar dos limites de razoabilidade. Cometer uma transgressão.

Em ambas as palavras temos uma similitude conveniente pelo prefixo. Assim, embora seus conceitos sejam incomparáveis, existe uma convergência de vestir-se a si mesmo, de modo a aparentar ser do outro sexo ou de outra condição ou de outra idade, por exemplo, a de um ator de mulher; ou de travestir seu medo frente ao assaltante, em corajoso, afrontando seu adversário.

O travesti ou a travesti surge nas Operas quando encenadas por atores diversos da sua essência, mas que o personagem requer e a companhia teatral não a tendo, recorre ao travestir.

Já o traverso diz respeito ao transversal, ou seja, na posição horizontal, daí porque encontrarmos em alguns modelos de automóveis seu motor transversal.

Ocorre, também, dessa expressão ser utilizada na musica, para designar pelo compositor que a peça há ser executada será por um traverso. Aí o traverso se refere ao instrumento da flauta transversal, diferentemente da flauta doce que é assoprada de forma vertical.

Dos idos tempos ao de hoje em dia temos hábitos tribais de utilização desde brincos nas orelhas até os hodiernos piercing por todo o corpo. Assim surgiram os piercing traverso que são atravessados nas orelhas de forma transversal.

Em que pese opinião contraria deixo este contraponto, como uma visão contrária aos discorrestes, para um dialogo mais aprofundado num campo adequado.

Assim pensei e manifestei-me no dia 7 de Abril de 2016, data magna da abdicação de D. Pedro, em favor de seu infante. José Francisco Ferraz Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 07/04/2016
Reeditado em 07/04/2016
Código do texto: T5598083
Classificação de conteúdo: seguro