Governo militar historia passado e presente.
recordo que em 31 de março de 1964 houve o propalado golpe militar com a tomada do poder de João Goulart, presidente Gaúcho, que governou o Brasil no pós renuncia do presidente Jânio dDe acordo com minhas lembranças desde o tempo de ainda criança a Silva Quadro, o qual substituiu ao presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira fundador de Brasília, J. K., que havia substituído a governos itinerantes no pós morte do presidente Getúlio Vargas que suicidou em 24/08/1954.
O presidente Jânio da Silva Quadros chegou ao Palácio do Planalto com pampas e honras eleito com enorme maioria de votos. Ele fora governador do Estado de São Paulo com nota alta na avaliação do trabalho realizado. O símbolo de sua campa era vassouras que tinha a ideia de varrer os erros dos antecessores e em especial exterminar a corrupção.
“Ele em dado momento condecorou com a comenda Ordem do Cruzeiro do Sul” a Che Guevara membro da comunidade Cubana de tendência comunista. Por este ato e outros ficou mal visto pelas forças armadas e pressionado preferiu a renunciar ao mandado conferido com tanto garra e sonho pelos brasileiros. Brasileiro estes que via nele a esperança ou uma copia de governo que havia feito em São Paulo.
Assumiu o Vice-presidente João Goulart, que começou bem seu mandato, porem não bem compreendidos pelos Militares logo foi desposto.
Foram Criados dois partidos no período do governo Militar: Arena e MDB e extinto os outros partidos.
Os presidentes militares foram: Castelo Branco, Artur da Costa e Silva, Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Batista Figueiredo. Perfazendo um período de exceção de 20 anos. Que foram na minha ótica os melhores para quem queria trabalhar e no inicio do governo militar a inflação era baixíssima, havendo descontrole a posteriori.
Frutal/MG, 31 de março de 2016.
José Pedroso
Obs. Um pouquinho do que presenciei e que sei, podendo ser completado.