QUAL A IMPORTÂNCIA DA TAVERNA PARA A LITERATURA E PARA A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS QUE A FREQUENTAVAM?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA TAVERNA PARA A LITERATURA E PARA A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS QUE A FREQUENTAVAM?

A taverna é de fundamental importância, pois é o local, onde os homens se reuniam para contar as suas histórias, falar dos seus amores, suas alegrias e seus dissabores.

Ela era um abrigo seguro. No seu interior, eles podiam ser eles mesmos, sem máscaras e sem disfarces. Um lugar para o descanso da jornada, da lida diária, para refazer as forças e buscar o prazer.

Entre os seus frequentadores estavam os goliardos (grupo de clérigos ou estudantes boêmios, que produziam uma literatura marginal).O tema preferido desse grupo era o amor, no sentido mais carnal, sensual dele. Outro tema recorrente era a contradição entre a pregação da igreja e a pratica, que não condizia com ela.

Fazendo uma viagem da era medieval, para os dias de hoje, podemos destacar os bares, do bairro da Lapa, reduto da boêmia carioca. Muitos sambas são feitos na mesa do bar, tendo como acompanhamento, apenas uma caixinha de fósforo.

E não esquecendo do Bar e lanchonete Cantinho Girassol, aqui em Sorocaba, no Bairro Wanel Vile, onde a cada quinze dias, acontece um belo sarau. Sou um dos frequentadores e posso garantir que é um lugar maravilhoso, com um ambiente familiar, um astral fantástico. Além disso, tem vários livros a disposição, para quem quiser ler, podendo até levar para a casa. Um espaço cultural fantástico.Podemos dizer que os botecos,dos nossos dias atuais têm a mesma importância

Que tinha as tavernas, no medievo.

Termino a minha resposta, com um poema dos goliardos, embora tenha sido escrito na era medieval, Continua bem atual, não acham ?

A poesia dos goliardos (Carmina Burana)

"Quando é o ouro que impera

o direito degenera,

ao indigente é negado

o direito comprovado;

para o rico não falta juiz

a vender-se por pratas vis;

para o rico, o juiz bonzinho

sempre dá algum jeitinho;

quando é o ouro que pleiteia,

a sentença nunca é feia.

Quando o ouro é quem manda,

a justiça enfraquece,

toda causa que desanda

vitoriosa aparece,

o pobre perde seu direito

quando o ouro faz o pleito;

seu processo já naufragou

se ao juiz nada pagou;

a justa causa se declina

só por falta de propina."

************************************************************

Esta entrevista de uma pergunta só, está no final de um "Conto",de uma grande escritor,aqui,de Sorocaba.Eu fui um dos escolhidos para respondê-la.Apesar de ter uma enorme dificuldade, para escrever em prosa,tentei fazer o melhor que pude.

Estou postando aqui,para a apreciação de vocês,podem ser bem sinceros na opinião,por favor.abração a todos

BoscodaCruz
Enviado por BoscodaCruz em 12/11/2015
Reeditado em 12/11/2015
Código do texto: T5446508
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.