DAS LETRAS E DA POESIA - Recolha de Frassino Machado
“No signo do debate”
01 - O QUE É UM LIVRO?
“O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.”
Padre António Vieira, In Carta sobre as Letras
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02 - É O BOM LEITOR QUE FAZ O BOM LIVRO
“É o bom leitor que faz o bom livro; em cada livro, ele encontra trechos que parecem confidências ou apartes ocultos para qualquer outro e evidentemente destinados ao seu ouvido; o proveito dos livros depende da sensibilidade do leitor; a ideia ou paixão mais profunda dorme como numa mina enquanto não é descoberta no seu todo por uma mente e um coração afins.”
Ralph Emerson, in 'Sociedade e Solidão'
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03 - O LIVRO E A VIDA
“Livro, quando te fecho, abro a vida.”
Pablo Neruda, In CANTO GERAL
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04 – AS LETRAS E O LUCRO
“Sinto uma consideração quase nula pelo que, em Portugal, se publica. Desgosta-me a infinidade de romances desonestos, entendendo por desonestidade não a falta de valor intrínseco óbvio (isso existe em toda a parte) mas a rede de lucro rápido através da banalização da vida. Livros reles de autores reles.”
António Lobo Antunes, In Considerações
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05 – DA LETRA MORTA
DITADO - "Livros cerrados, não fazem letrados"
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06 – DA MORTE DO AUTOR
“À consumação da Obra terá de seguir-se a «morte do autor», para que o Leitor se revele.”
Roland Barthes
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07 – AS LETRAS E O IMPACTO
“Nascido de uma necessidade interior, o livro «normal» chega ao leitor de dentro para fora. O best-seller é exactamente construído ao contrário: chega de fora para dentro ou, até de fora para fora, visto que a sua penetração no leitor não é nenhuma, ao passo que a sua propagação é imensa.”
Alexandre O´Neill, In Uma coisa em forma de Assim
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08 – POESIA E HUMANIDADE
“Sem Poesia não há Humanidade. É ela a mais profunda e a mais etérea manifestação da nossa alma. A intuição poética ou orfaica antecede, como fonte original, o conhecimento euclidiano ou científico. E nos dá o sentido mais perfeito e harmónico da vida. Aperfeiçoando o ser humano, afasta-o do antropóide e aproxima-o dos antropos.”
Teixeira de Pascoaes, In Saudade e Saudosismo
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09 – POESIA E ACTUALIDADE
“Poesia actual, julgo eu ser aquela que vem criar uma nova exigência numa época e não a que é exigida por essa época.”
Natália Correia, In Entrevista (1963)
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10 – MEDO DE ESCREVER
Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto — e o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes submersas em profundidades do mar. Para escrever tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que existo intuitivamente. Mas é um vazio terrivelmente perigoso: dele arranco sangue. Sou um escritor que tem medo da cilada das palavras: as palavras que digo escondem outras — quais? Talvez as diga. Escrever é uma pedra lançada no poço fundo.
Clarice Lispector, in 'Um Sopro de Vida'
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11 – DA POESIA MAIOR, POESIA MENOR
“Não há poesia de primeira nem poesia de segunda; não há Poesia Maior nem poesia menor: há apenas POESIA”
Jorge de Sena, In ENSAIOS VÁRIOS
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12 – DA POESIA MAIOR, POESIA MENOR
POESIA MAIOR, POESIA MENOR
“Soneto para Jorge de Sena”
Não se entra num jardim p´ ra catalogar flores
Mas sim p´ ras admirar sentindo os seus odores;
Não vai ao pasto um esfaimado para dançar
Mas sim porque precisa de se alimentar.
Não vai ao mar o pescador para divertir
Mas sim, e só, para o seu peixe descobrir;
Não vai à terra o lavrador p´ ra se entreter
Mas sim, e só, para os seus frutos recolher.
Não volteia n´ arena em vão qualquer atleta
Mas sim porque ele quer chegar primeiro à meta;
Não escrevinha o poeta por mera fantasia
Mas sim, e só, porque tem o sonho da Poesia.
A Poesia não é nem Maior nem menor
É apenas POESIA, como no jardim a Flor!
Frassino Machado
In MUSA VIAJANTE
N. B. Pesquisa à base de consultas de algumas Obras célebres e Autores consagrados. Frassino
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