Gênero Conto
CONSIDERAÇÕES SOBRE O GÊNERO CONTO
Prosseguindo com os estudos desenvolvidos na ASBL, faremos algumas abordagens sobre o gênero conto. Transcrevemos excertos do escritor Júlio Cortázar, considerados por nós de suma importância para melhor entendermos e escrevermos o gênero.
Júlio Cortázar nasceu na embaixada da Argentina em Ixelles, distrito de Bruxelas na Bélgica. Cortázar é um dos mais importantes escritores argentinos de todos os tempos. Realizou seus estudos em Letras e magistério em Buenos Aires e trabalhou como docente em várias cidades do interior. Em 1951, por motivos políticos, fixou residência definitiva em Paris, onde desenvolveu uma obra literária única dentro da língua espanhola.
“Em certo sentido, o conto e a novela se deixam comparar com o cinema e a fotografia, na medida em que uma película é, em princípio, uma “ordem aberta”, enquanto que uma fotografia pressupõe uma limitação prévia.
Enquanto no cinema, como na novela, a captação dessa realidade mais ampla e excluem, uma síntese que dê o clímax da obra, em uma fotografia ou em um conto de grande qualidade se procede inversamente; o fotógrafo e o contista necessitam conhecer e limitar uma imagem ou acontecimento que sejam significativos, e não valham somente por si mesmos, mas sejam capazes de atuar no espectador ou no leitor, como uma espécie de abertura, de fermento que projeta a inteligência e a sensibilidade sobre algo que vai muito além da historia visual ou literária contidas na foto e no conto.
O conto é incisivo, mordaz, desde as primeiras frases. Peguem qualquer grande conto e analisem sua primeira página. Surpreender-me-ia que encontrassem elementos gratuitos, meramente decorativos. O contista sabe que seu único recurso é trabalhar em profundidade, verticalmente, seja para cima ou para baixo do espaço literário.
Porque um determinado conto é mau? Não é mau pelo tema, em literatura não existem temas bons ou maus, existe apenas bom ou mau tratamento do tema. Tampouco é mau porque os personagens carecem de interesse, já que até uma pedra é interessante, quando dela se ocupam um Henry James ou um Franz Kafka.
Um conto não é bom quando escrito sem esta tensão que deve manifestar-se desde as primeiras palavras ou primeiras cenas. Assim, as noções de significação de intensidade e de tensão permitirão aproximarmo-nos melhor da estrutura do conto.
O elemento significativo do conto reside em seu tema, no fato de escolher um acontecimento real ou fictício, que possua essa misteriosa propriedade de irradiar algo além de si mesmo, ao ponto de que um vulgar acontecimento doméstico se converta no resumo implacável de uma certa condição humana ou no símbolo ardente de uma ordem social ou histórica. Um conto é significativo quando quebra seus próprios limites, com essa explosão de energia espiritual, que ilumina bruscamente algo que vai muito além da pequena e às vezes miserável história que conta.
A idéia de significação não pode ter sentido se não a relacionarmos com as de intensidade e de tensão que não se referem somente ao tema, senão ao tratamento literário deste tema, à técnica empregada para desenvolver o tema.