MIRIAM POSTAL: vida, luz e movimento

Pintar é poetizar, ser vista e vivida. É conhecimento que, quando revelado, ilustra ideias, revela sentimentos e valores. Pietro M. Bardi já dizia que “Pintar também é escrever”.

A arte plástica desvela o artista como criador, com sensibilidade, ao traduzir a vida em formas e cores. O contato com a arte leva ao processo espiritual, na consciência do que somos e do que escolhemos.

Saliento a arte de Miriam Postal, gaúcha de Passo Fundo, que encontrou nas artes plásticas a ligação entre o homem e a natureza em seus significados, mostrando a realidade e a verdade em temas, formas e cores, e nos surpreendendo com sua imaginação; inspiração com que passa para as telas a beleza do brasileiro, como expressão de emoção, movimento e sensibilidade.

A ação de suas pinceladas, em acrílico sobre tela, se faz notar pela presença de fortes cores e personagens, aproximando-se da liberdade formal e da potencialização de sua poética. Seus retratos são grandiosos, porque representam os “Joãos e Marias” na vida íntima do homem, cotejados no destino espalhado em poesia de brasilidade.

Sua obra constrói os espaços na busca de personagens em si mesmos, com formas sensuais e cotidianas, no transmitir seu texto poético-pictórico em momentos casuais: vida, luz e movimento.

Miriam, com sua arte, enfatiza a importância dos personagens, provavelmente como resultado de sua história, em contexto de autonomia e cores, nas cenas que traça aos interpretar como “o retrato da alma brasileira, em desenhos de estamparia dos tecidos populares”, fazendo o apreciador aproximar-se e gostar do que vê: vida, luz e movimento. Salta aos olhos o alto padrão com que condensa e transcende ao empírico na arte de viver, como em Pedro Du Bois, “Na poesia / desenho // sentimentos em palavras / amores em palavras / paixões //o traço exibe / todas as curvas / carrega nas cores // amizades em cores / mulheres em curvas // na poesia / rabisco // e o desenho se faz presente / nos olhos de quem o vê”.

Miriam Postal é reconhecida internacionalmente pela importância de suas obras nas artes plásticas, bem como pelo seu desejo de popularizá-la. Além das telas, ela transforma sua obra temática em objetos e esculturas, para que cada apreciador tenha a possibilidade de interagir com a mesma. Assim, enquanto Miriam refletir a vida em seu trabalho, como expressão poética e movimento, será reconhecida e permanecerá como luz para os apaixonados pela arte.