A ARTE DE ESCREVER

O ato de escrever para alguns é uma constante persistência, uma tarefa dificultosa e para outros, extrema habilidade, que vem de encontro a uma grande satisfação.

Quando se lê um texto que agrada, aos olhos do leitor parece fácil, ou lhe dá a impressão que quem o compôs estava em um bom dia, inspirado e seu desenvolvimento fora construído rapidamente, mas nem sempre é assim. O desenhar de um texto em uma folha de papel ou através do teclado de um computador, requer muita atenção e determinação. Com a dedicação no escrever, após algum tempo o autor vai aprimorando-se.

É como se fosse uma sinfonia - ponto, vírgula, reticências e a acentuação gráfica. Há de se fazer a sintonia entre concordância verbal, a não redundância e muito menos a cacofonia, onde o próprio nome deste vício de linguagem, por si já especifica, deve-se evitá-la pela sua desagradável pronúncia. Por outro lado, a composição de textos poéticos, tem maior liberdade gráfica, onde se manifesta um pensamento livre. O autor expõe seus pensamentos, cantados de uma forma poética, parecendo mais simples sua construção, mas nem todos têm esta “veia poética”, ou seja, captar a essência, o que sente e externar em forma de uma prosa poética, em rimas e versos, nem tampouco, compor um haicai, texto de origem japonesa, que possui concisão e objetividade, onde o autor imprime com poucas palavras em uma frase, os seus sentimentos.

Pois bem, ao me referir à arte de escrever, coloco em pauta o quão importante é a leitura, que ao conduzi-la como hábito, objetiva-se o poder da descoberta em busca do conhecimento. Desde os primeiros anos de alfabetização, deve-se incutir na mente de nossos filhos o prazer de ler, como uma forma de concretizar o seu desenvolvimento pedagógico.

E quem sabe assim nasçam mais escritores, seres que transformam tudo á sua volta, que quando a inspiração se apresenta, correm descrevê-la e por vezes não passam de vãs tentativas.

Finalmente, não poderia encerrar sem reportar-me ao evento em que participei, juntamente com seis escritores de diversos segmentos e regiões, no dia 30 de outubro do corrente ano, denominado “Noite de Escritores”, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, no município de Pinhais/PR, ocasião em que fui homenageada como escritora e mencionar a satisfação que senti. Um evento em comemoração ao Dia Nacional do Livro, repleto de alegria, talento, emoção e histórias oriundas de muita garra e superação, onde foi possível divulgar nossas obras literárias. Agradeço aos organizadores, ali presentes que fizeram tornar-se possível o sonho de cada escritor, que é o de ser reconhecido e em especial meu agradecimento a Sra. Elaine Biss, da Biblioteca Pública de Pinhais, pela qual fui convidada e que conduziu brilhantemente tão importante evento literário.

Rita Delamari
Enviado por Rita Delamari em 20/12/2013
Código do texto: T4619358
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.