VALE A PENA LER! 
PROJETO CAFÉ COM LETRAS 2013
Por Sandra Fayad
 
O Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, Unidade da Fundação Educacional do Distrito Federal, dirigido pelo Professor  Jordenes, situa-se na cidade satélite de Planaltina, Distrito Federal, Brasil.
Fiz questão de mencionar também o País, porque ao conhecê-lo e participar do convívio com o próprio diretor, professores, funcionários e alunos, fiquei com a impressão de estar interagindo com pessoas de outro País.
 O bairro Arapoanga é tido como um dos locais mais humildes e violentos do Distrito Federal, onde há índice de criminalidade alto, comércio de drogas e outros aspectos de violência, que preocupam moradores e visitantes.
A Escola do Professor Jordenes , com mais de 600 alunos, funciona em três turnos, dentro desse ambiente. Nos turnos diurnos, as crianças com idade até 14 anos chegam às 7 h. e saem às 17 h. Ali fazem as refeições, assistem às aulas, praticam esportes, cumprem com as tarefas  diárias exigidas pelos professores. Mas não é só isto! Há vários projetos de integração aluno-escola, de formação integral, de conhecimentos e experiências muito especiais.
É aqui que eu entro na história. No início do ano fui contatada por uma das coordenadoras do “Projeto Café com Letras” em sua 11ª edição anual.  Recebi a notícia de que eu seria a escritora homenageada em 2013. Eu, que nunca ouvira a respeito dessa escola, troquei informações inicialmente por telefone, internet e depois pessoalmente com a professora Amélia. Fui até lá para me localizar geograficamente e deixar um exemplar de cada uma das minhas obras. Soube então que o projeto se dividia em dois momentos. O primeiro deles foi agendado para junho e  o segundo para novembro,  quando eu receberia homenagens  dos professores e coordenadores e depois dos alunos, respectivamente. Em junho, já na chegada, fiquei surpresa com a transformação por que havia passado a escola limpíssima. Em todas as paredes, salas de aula e até banheiros havia textos meus, biografia, enfeites temáticos e coloridos sobre meus  livros. E mais, foi um evento grandioso, com a presença de autoridades e parceiros da escola. Tomei um belo café da manhã com o grupo,  assisti a apresentações dos alunos e conversei bastante com os presentes sobre literatura.
O segundo momento ocorreu hoje.  Novamente, a escola estava simplesmente linda, com os mais de seiscentos alunos, professores, funcionários e direção presentes.  Durante os meses, entre o primeiro encontro e este,  todo o Centro Educacional se envolveu com atividades relacionadas com o que eu havia escrito nos livros, correlacionando-as com o que os alunos estavam vendo das disciplinas normais,  em cada série.    Dali surgiram novas poesias (inclusive cordel), novas histórias, músicas, textos em inglês, mapas, obras de arte, peças de teatro, dança, reciclagem de materiais, informações e contato físico com plantas, ensaios sobre animais em extinção e muito mais, que mostrarei através de fotos e vídeos.  O contato direto com as crianças e professores, as múltiplas manifestações de carinho, as perguntas e respostas, o respeito com que me receberam e acompanharam durante todo o tempo em que lá estive, foram responsáveis por transformações  em mim e certeza de que uma gota d’água no oceano faz muita diferença se nela houver doçura e força, coragem e fé.    
Lima, o amigo que me acompanhou nas duas oportunidades, ficou maravilhado e foi o responsável por registrar os eventos.  Desta vez,  a escola ofereceu-nos deliciosos café da manhã e almoço produzidos no local e vários presentes, como uma bandeja de vidro e madeira personalizada com o símbolo do Projeto,  quatro telas temáticas pintadas pelos alunos e um lindo arranjo de mesa confeccionado com cascas e frutos do cerrado pelas mãos da própria professora Amélia, que me selecionou para esta homenagem.
O Centro de Ensino Fundamental Arapoanga  é pioneiro nesse tipo de ação, a despeito de ter sido no passado recente uma escola vulnerável aos problemas locais. Coube ao Professor  Jordanes e sua equipe muito bem articulada e uniforme  nos seus bons propósitos educacionais realizar a metamorfose, fazendo daquele lugar um exemplo de formação integral do indivíduo, com valores e perspectivas merecedores do aplauso e apoio geral. 
Brasília, 20 de novembro de 2013
Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 20/11/2013
Reeditado em 23/04/2015
Código do texto: T4579515
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.