O Contexto Medieval e contemporâneo de João e Maria:
Nós , os Humanos do seculo XXI , somos os amantes do politicamente correto, para nos é desumano , um pai largar os filhos , ainda crianças , dentro de uma floresta para arriscar que estes sejam comidos por lobos e estuprados por adultos libertinosos , não há desculpas , sob hipótese alguma.
Para nós ,humanos contemporâneos, os pais biológicos ou o pai e a madrasta de João e Maria, sempre serão considerados réus , pelo motivo de serem adultos saudáveis,que podem trabalhar e sustentar sua casa e que mesmo assim neglicenciam comida , água , educação e vestimenta aos menores ,seus filhos, fazendo estes passarem pelos piores conflitos na floresta , mereciam no minimo prisão de acordo com o código da criança e do adolescente criado na década de 90.
No entanto , o contexto que vimos nesse conto , é o contexto medieval , onde o período que ocorre da infância á vida adulta , era muito curto, havia uma estimativa de o Ser Humano, viver menos de 50 anos, por causa de grandes pestes e de duradouras guerras politicas e religiosas.
A sociedade Medieval era estagnada , rico era sempre rico e pobre sempre pobre , filho de rei será rei, filho de madeireiro será madeireiro, sem ofensa.
Por isso era comum ,pessoas como João e Maria com tenra idade de 12 e 10 anos, serem expulsos de casa, pois já tem idade suficiente nesse período para trabalharem para alguém estranho e os seus pais são pobres demais e não podem sustenta- lo.
Para nossa visão contemporânea é horrível e grotesca,essa realidade, pois somos a geração da ''democracia politica '' , já para a visão medieval , que eram da geração ''teocracia religiosa'' e da ''monarquia politica'' , era uma questão de honra e glória para os bem - afortunados e sobrevivência financeira e alimentícia aos miseráveis.