PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA
O PROJETO "UM POEMA EM CADA ÁRVORE” inspirou a iniciativa de incentivo à leitura na cidade de SERTÃOZINHO-PB, na EEEFM "João de Freitas Mouzinho". Trabalho realizado pela professora Marilene Galdino, mobilizou a comunidade escolar e levou para as ruas o pensamento dos alunos, registrado em textos/poemas. Oportunidade em que podemos vislumbrar um novo horizonte no tocante à leitura e escrita, sinalizando com a possibilidade de surgirem novos poetas e escritores no futuro, tendo em vista a empolgação e interesse dos estudantes.
Parabéns a todos os envolvidos direta e indiretamente!
"Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o
indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica."
Não utilizei aqui o logotipo do "Projeto" do "Poeta Marcelo Rocha", em virtude de a Escola haver perdido o prazo de inscrição, ficando para o próximo ano a implantação do referido Projeto, em tempo hábil. Entretanto, para os estudantes valeu a iniciativa. Uma oportunidade de intensificar as atividades de leitura, expressão oral e produção textual, principalmente de poesia.
PS>: Trabalhei durante 23 anos nessa Escola, até 2011, quando me afastei por tempo de contribuição. É a única que oferece também o ensino médio, na cidade.
Aparecida Ramos (Isis)