A vocês que ainda ficam - prefácio

Há pessoas que batalham constantemente. Mas há aquelas que batalham incansavelmente, quando a meta a ser atingida é o ser humano, em sua qualidade de vida, em sua educação. A vida me fez conhecer uma pesoa com esta característica. Professor, educador, político, humanista, Antônio Rafael de Menezes é conhecido e se fez conhecer por tomar as rédeas da educação e sair divulgando pelos meios que lhe chegam às mãos. Entrou na política e aí deixou sua marca. Mas a política tem a face humana (Homo politicus), mas tem a face selvagem, que não sincronizou com o fazer político de Rafael. Foi vencido pelo lado obscuro.

Mas, incansável, não parou de perseguir sua meta. Além de político, é educador e, como educador, professor. Na docência também deixou sua marca, a indefectível marca do Professor Rafael, que o fazia ser conhecido pelo saber e pelo fazer, além de também o ser pelo visual, o seu conhecidíssimo boné.

Na educação, foi além da função de professor, seu sacerdócio. Enveredou pela divulgação e distribuição de livros e montagem de bibliotecas, levando o saber (seu e de outros) até onde este mister era precário.

E além foi, transferindo para o papel o seu conhecimento humanístico que acumulou nas décadas de docência, e publicou vários livros, que distribuiu, e se fez presente com seus ensinamentos em outros rincões.

Dizia Albert Einstein que o tempo é relativo e, como tal, pode parar. Mas não na forma em que o conhecemos e do qual desfrutamos. Para nós, o tempo tem apenas um sentido e não para nem diminui sua cadência. Assim sabendo, conhecedor que é de tais características temporais, e consciente de que o implacável tempo não tergiversa nem aceita conchavos, o Professor Antônio Rafael, em mais uma de suas ideias iluminadas pelo saber acumulado, reuniu vários tópicos do conhecimento humano e os transferiu ao papel em forma de crônicas, que apresenta “a vocês que ainda ficam”, pois este livro, como os vários outros que já publicou, vencerá o tempo e permanecerá divulgando os ensinamentos de um professor que honra a função que exerce.

27/09/2013