Literatura Infantil na Sala de Aula: Como trabalhar?
Para obter sucesso ao trabalhar literatura infantil, é preciso planejar as aulas, sabendo quais atividades serão trabalhadas, alcançando os objetivos pré-determinados, permitindo que as crianças atinjam determinadas metas, desenvolvendo habilidades linguísticas, motoras e emocionais.
É interessante fazer um trabalho articulado com a literatura, desenvolvendo a oralidade, a escrita, onde o professor pode intervir várias vezes, enriquecendo suas aulas.
É preciso pensar a literatura infantil como um recurso que usamos para a criança entrar em contato com o mundo social, com questões relativas ao mundo externo da escola, que proporcione momentos de criação, organização de escrita, para depois partir para atividades pedagógicas.
Ao optar por escolhas de livro, o professor deve fazer comentários iniciais valorizando a prática de leitura, estimulando os alunos a fazer escolhas de determinado livros, a partir de breves informações de cada livro, instigando-a a fazer a leitura em família.
Ao trabalhar literatura infantil, além de desenvolver uma grande aproximação dos alunos com o texto escrito, o professor trabalha o ato criativo, a dúvida e com questões mundanas, atuando na zona de desenvolvimento proximal, possibilitando uma familiaridade com o código linguístico.
Como organizar a sala de aula para trabalhar literatura infantil?
Segundo Vygotsky, o melhor dos estímulos para a criação artística infantil consiste em organizar a vida e o meio ambiente de maneira tal, que crie a necessidade e a possibilidade da criação infantil.
Deste modo é preciso que tenhamos uma atenção no que diz respeito à organização do espaço escolar, levando em consideração que a ordem do espaço em uma sala de aula não é um mero procedimento, pois esta, está ligada ao processo de criação artística da criança.
Ao levar literatura infantil para a sala de aula, despertaremos nos alunos a criação, a imaginação. Com isso, ao decorarmos uma sala para determinado evento escolar as crianças podem ajudar o professor na decoração da mesma.
Assim, esta decoração ou qualquer decoração no ambiente escolar, terá significado na vida da criança, não estando lá, apenas porque o professor desejou daquela maneira, mas porque, ao recortar um sol, uma árvore, a criança usou sua imaginação, despertando assim, personagens que estavam dentro delas, conhecidos pela literatura.