Virtude..., em Maçonaria.

O dicionário Aurélio, define a VIRTUDE como: disposição firme e constante para a pratica do bem. Boa qualidade moral; força, moral; valor. Ato virtuoso. Castidade, pureza. Modo austero de vida.

Também podemos qualificar como VIRTUDES a disposição em ter as oportunidades de poder estar trabalhando, realizando algo em beneficio do próximo em atos e fatos proporcionadores e geradores de bem estar e benefícios para a humanidade, não só para o momento bem como para a posteridade.

Se auto afirmar, moral, material e espiritualmente, se valorizando, tornando-se um ser publico, ou melhor, um ser de Deus, criado por Ele e seu representado, para que continua a Obra na perpetuação e continuação do Amor.

Há a pergunta do Venerável Mestre ao iniciante, em uma das peças da iniciação o qual questiona: “Que entendes por VIRTUDE”, cuja resposta filosófica geralmente é e direciona para a resposta, arrematação final do Venerável Mestre: ”Uma disposição da alma que nos induz a pratico do bem”, explicitação feita no final da resposta dada pelo candidato, pelo mesmo Venerável Mestre, em complementação e liquida o assunto filosoficamente, sobre a força viril, VIRTUDE.

E por falar em Maçonaria, lembrando seu porte de instituição iniciática e filosófica, cujo caráter é estar embrenhada nestas VIRTUDES, trilhando caminhos sérios, escolhendo obreiros com esses perfiz virtuosos, para continuar a obra, já como diz a musica de Cazuza, “ Os tempos não para”. Na ótica dele, balançou mais no negativo das facetas da vida, porem, dentro do nosso pensamento em redigir esta peça, inspiramos a palavra VIRTUDE, como força viril com nada de negativo e o tempo não para, nasce gente morre gente e as obras estão por ai a ser realizadas, restando à disposição da alma e coragem para tal, principalmente como o despojamento do egoísmo.

As ferramentas estão ai a nossa disposição, os Maçons, espalhados pelo Universo, através desta maravilha que é a Maçonaria, primando ainda por ser uma instituição, essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionaria – dentro dos parâmetros “Liberdade – Igualdade e Fraternidade, mostrar mais serviços, tornando mais feliz a humanidade com mais amor, desde que Ela é: uma instituição iniciatica que prima por ser “uma instituição que tem por finalidade tornar feliz a humanidade; pelo amor, aperfeiçoamento dos costumes, respeito ás autoridades e a religião de cada um”.

Explicitando ainda mais sobre a VIRTUDE, segue em complementação um texto que encontrei na Internet, via ajuda do Google, como segue:

Conceito de Virtude

“O termo "VIRTUDE" (do latim "virtus" que significa força viril) designa o poder de uma coisa para produzir determinados efeitos. Em termos filosóficos, e segundo Platão e também segundo o epicurismo e o estoicismo, a VIRTUDE designa um conjunto de características que contribuem para que o indivíduo tenha uma vida boa, nomeadamente a sabedoria, a coragem, a temperança e a justiça (as chamadas "virtudes cardiais"). Quanto a Aristóteles, este define a VIRTUDE como aquilo que completa de forma excelente a natureza de um ser: enquanto para um pássaro a VIRTUDE pode ser o voar depressa, para o Homem a virtude será agir conforme a razão.

Existe uma ligação íntima entre VIRTUDE e ventura. Apesar da virtude não ser uma condição suficiente para uma vida boa, pois esta depende também de uma vida feliz, existe uma relação de dependência: enquanto os estóicos defendem que a ventura resulta da VIRTUDE, Epicuro afirma que a VIRTUDE é uma condição para a ventura; pelo contrário, Kant defende que a VIRTUDE não é aquilo que nos torna mais felizes, mas aquilo que nos torna dignos de ser felizes.”

Na Bíblia há enumeras dissertações e passagens sobre a VIRTUDE, em que registramos algumas:

“Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim, saiu VIRTUDE. Lucas 8:46”, palavras do Mestre Jesus, na multidão, ao ser tocado pela mulher com fluxo de sangue há 12 anos e que por este ato de fé fora curada.

“Mas recebereis a VIRTUDE do Espirito Santo, que há de vir sobre vóz; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8”

“Em mim se acha toda a Graça do caminho e da Verdade, em mim toda a esperança da Vida e da VIRTUDE. Eclesiástico 24:25”

José Pedroso

Frutal/MG, aos 19 de maio de 2013.

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 20/05/2013
Reeditado em 02/06/2013
Código do texto: T4299614
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.