Breve relação entre “modernidade” e “literatura”
A literatura sendo uma experiência da linguagem está intimamente ligada aos diversos contextos sociais. E em tempos onde a linguagem se caracteriza com fortes mudanças no contexto social, a literatura assume papel cada vez mais importante, visto que ela se manifesta nas diversas formas de interação humana e ultrapassa todas as formas de ideologia.
Através das palavras pode-se expressar uma linguagem clara sobre as coisas, o corpo, a alma, a interioridade, a exterioridade, o sujeito, o objeto e o próprio eu. Através da modernidade a linguagem tornou-se mais livre, onde o eu expressa seus próprios sentimentos de forma mais solta, sem as amarras da repressão, ou seja, ela manifesta sua própria interioridade sem se preocupar com os fatos externos.
A escrita moderna está sempre sendo experimentada nos seus limites e não se prende nem a exaltação nem a forma de manifestação do ato da escrita, muito menos a uma única forma de linguagem. A literatura pauta-se numa forma livre de abertura e de espaço onde a escrita é um exercício de transgressão da própria linguagem.