LITERATURA COMPARADA(Charles Baudelaire,Uma Passante ao Cesário Verde,A Débil e Esplêndida).
Donos de uma lírica poética comum ,faz-se notar a extrema sensibilidade destas duas almas eternas para o mundo. Em que em suas obras reflete o cotidiano e pessoas “cotidianas”, ”comuns”, “A débil” e “Esplêndida”, principalmente. Nestas, há uma notoriedade lírica e sensível, quase chegando este poema a ser romântico, porém, seus termos antitéticos e paradoxais, como: céu “azul-celeste” e “negros corcéis” “e cetim e Rua Alecrim”, provocam sensações físicas contrárias,como visão e olfato,respctivamente.
A cidade pacata de Lisboa, transformando-se em cidade moderna, no final do século XIX, é, para Cesário Verde, uma inspiração poética totalmente nova para a época, em que seus versos, mostram o abstrato num meio de muros concretos... Para Baudelaire em “A Une Passante”, também, há essa estupefaçãoe fascínio pela cidade lisboense e, principalmente,com isto,a descrição de mulheres citadinas, efêmeras, frívolas e ,surpreendentemente, mulheres impuras, tratadas nos poemas dos dois poetas líricos.
Em “A Uma Passante”, de Cesário Verde,há a metaforização da figura feminina, , em que esta mulher impura e efêmera, tematiza e enfatiza a cidade moderna lisboense, ela é a própria personificação da cidade.