POR QUE OS HOMENS NÃO ESCUTAM AS MULHERES?

A desatenção é um problema na vida do casal. A mulher sente na pele quando o homem não a escuta ou dá respostas evasivas. É costume pensar que é descaso. Tem homem que finge estar distraído para evitar o assunto; dorme no meio da conversa, ou só aceita conversar em determinado horário. Se a mulher insistir, retruca com algum assunto que não tem nada a ver, ou se cala, não participando mais.

Podemos pensar que o homem gosta de fazer uma coisa por vez; que é objetivo e, muitas vezes, impaciente com os “floreios” da mulher. Mesmo que depois ele venha a perguntar: “Por que não falou antes?” Se ele escutasse com atenção, poderia evitar muitos conflitos.

“... Ah, se um dia respondesses / ao meu bom-dia: bom dia! /

Como a noite se mudaria / no mais cristalino dia!” Carlos Drummond de Andrade

Há a “turma” de mulheres que se queixam dos homens que não as escutam e opinam que é interessante abrir espaço para o homem participar dos cuidados, do cotidiano; curtir a vida e, quem sabe, poder ver no por do sol a imagem refletida do homem dando atenção à mulher e facilitando as escolhas diárias.

O diálogo mantém o encontro do casal e resulta em nova mulher que pode ajudar o homem a compreender a vida com as mudanças e aberturas entre duas pessoas com sentimentos. O dom da palavra nos leva à relação, um momento, e até a um bom livro – novo encontro, nova oportunidade de sentir o mundo. Toda mulher quer ser ouvida o ano inteiro pelo seu amor.

“ Se com minhas palavras te redesenho / aproximo minha alma / e nela, / escuto teu coração dizendo / o que sempre me digo...” Carmen Silvia Presotto

Recriar o tempo, em vez de acrescentar horas ao dia; fazer uma pausa, desligando o botão da rotina; certamente há chances de os homens escutarem cada minuto com sabedoria; a mulher terá certeza de estar viva e que a vida a dois vale a pena.

“Onde o homem e a mulher são um, / Onde espadas e granadas /

Transformam-se em charruas, / E onde se fundem verbo e ação”. Murilo Mendes