Falsas Atribuições
- "A concha (Autor: Vitório Nemésio)
- "Cada minuto que passa, é um milagre que não se repete!" (Autor Desconhecido, não é de Fernando Pessoa, bem como não é de Clarice Lispector)
- "Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência. Às vezes, usa a raiva, para que possamos compreender o infinito valor da paz. (...) (Autor: Paulo Coelho)
* "Existe no silêncio tão profunda sabedoria que às vezes ele se transforma na mais perfeita resposta. (adaptado)'' O silêncio é a verdadeira sabedoria e a melhor resposta. (CORRETO) [Eurípedes, poeta trágico grego]''
- "É fácil trocar as palavras (...) [até] Difícil é conter sua torrente! (...) Autor Desconhecido
- "Enquanto não atravessarmos na dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades. Para viver a dois, antes, é necessário ser um." [carece de fontes]
- "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Autor: Fernando Teixeira de Andrade - 1946-2008 - foi um professor de Literatura )
- *" Na alma ninguém manda... Ela simplesmente fica onde se encanta." Autora → Sil Guidorizzi
- "NAVEGUE, de autoria de Silvana Duboc, segue alguns trechos: (...) Não se acostume com o que não o faz feliz/revolte-se quando julgar necessário. (...) Alague seu coração de esperanças/mas, não deixe que ele se afogue nelas Se achar que precisa voltar, volte/Se perceber que precisa seguir, siga Se estiver tudo errado, comece novamente/Se estiver tudo certo, continue
Se sentir saudades, mate-as/Se perder um amor, não se perca/Se o achar, segure-o. Provavelmente um repassador anônimo, acrescentou ao texto um fragmento de Ricardo Reis (...) "Circunda-te de rosas, ama , bebe E cala. O mais é nada." gerando a confusão.
* "Não importa que seja eterna ou provisória/mais que seja linda e louca a nossa história (...) - (letra da música: Foi na Praia Banda de Axé Rapazolla/ na voz do (cantor) Tomate. Nota: Favor não repassar como sendo de de Fernando Pessoa e/ou Arnaldo Jabor."
* "Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível. (...) Autora: Adriana Britto
* "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.'''Nota: "Nada consta em, FERNANDO PESSOA: OBRA POÉTICA''' bem como apesar da internet apontar também para Fernando Sabino no Jornal do Brasil e/ou seu livro No fim dá certo, até agora não se viu o registro da crônica onde se encontra a citação, portanto: Em busca da autoria. :- ''''citado em "Qual o tempo do cuidado?" - Página 49, de MARIA JULIA PAES DE SILVA, Edicoes Loyola, 2004, ISBN 8515029987, 9788515029983''
- O vulgo "Poema do amigo aprendiz" contem excertos do poema musicado Saudação do amigo por Padre Zezinho (nada tem de Fernando Pessoa) (...)Quero ser o teu amigo/Nem de mais e nem de menos/Nem tão longe, nem tão perto/Na medida mais precisa que eu puder/Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida/Da maneira mais amiga/Da maneira mais discreta, sem jamais te sufocar/Sem forçar tua vontade, sem jamais te aprisionar/E saber quando falar e saber quando calar/Nem ausente, nem presente por demais/Fraternalmente ser amigo e dar-te a paz.
- "Os ventos, que as vezes tiram algo que amamos (...) Não é de Fernando Pessoa, vem sendo atribuído a Bob Marley e citado: FROZEN VALLEY (composição: Rafael Wissmann Monteiro - banda "Silent Heart")
- "Paro às vezes à beira de mim próprio e pergunto-me se sou um doido ou um mistério muito misterioso." [1912] Fernando Pessoa, segundo site: Casa Fernando Pessoa http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/index.php?id=7348 "sou sombra de mim mesmo" (pesquisado por Mariza Guerra)
- "Ser Feliz e/ou Palco da Vida (Livro: Dez Lições para ser feliz - Ferramentas para se apaixonar pela vida, de Augusto Cury Prefácio (...) É agradecer a Deus pelo espetáculo da vida... Quais dessas características você possui? Quem conquista uma vida feliz? Será que são as pessoas mais ricas do mundo, os políticos mais poderosos e os intelectuais mais brilhantes? Não! São os que alcançam qualidade de vida no palco de sua alma. Os que se libertam do cárcere do medo. (...)o término apresenta a seguinte frase, que também não é de Fernando Pessoa: "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."(Autor: Nemo Nox)
- “Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão” [autora: Sil Guidorizzi]