Como Presentear com Livros Sem Cometer uma Gafe

Uma das tarefas mais difíceis é comprar um presente. Suponho que você queira gastar um valor limitado, caso contrário daria um cheque em branco e o problema estaria resolvido.

Você pensa em dar uma peça de vestuário, mas a variedade de estilos é de dar dor de cabeça. Há também o problema das medidas, pois saber o número da pessoa pouco ajuda, pois não há padronização. Por isso muita gente sai da loja de roupas e acha que o problema será mais fácil de resolver na livraria ao lado.

Porém presentear com livros também não é fácil. Você não quer dar um livro que apenas vai ocupar espaço na estante, ou ficar anos e anos escondido em um armário. Você quer dar um livro que seja um prazer ler, ou que seja útil, algo que o recebedor vá ler com interesse real.

Por incrível que pareça, aconselho que você não tente acertar demais. Se tentar dar um presente "perfeito", acabará dando um livro que ele já possui. Por exemplo, dar um livro sobre criação de gado para um fazendeiro é arriscado: talvez ele já possua o livro, ou tenha um melhor que esse que você escolheu, ou então ele sabe demais sobre o assunto e discorda do livro! Então, dê para o fazendeiro um livro sobre frases filosóficas. Ele vai apreciá-lo quando as vacas estiverem pastando tranquilamente...

Para realizar este artigo decidi fazer uma procura de livros que possam ser bons presentes. Encontrei vários, mas em geral cada livro é dirigido a um certo tipo de pessoa. Para crianças pequenas há uma profusão de livros fartamente ilustrados e com poucas palavras escritas, para agradar aos que mal aprenderam a ler. Mas cuidado para não dá-los para crianças mais crescidas, elas vão ficar ofendidas pois são espertas e sabem que já passaram dessa fase!

Para mulheres românticas há uma grande variedade de romances açucarados, mas cuidado! Nem todas as mulheres os apreciam. Evite presentear um destes a uma mulher que prefere histórias de investigação criminal, ou livros sobre técnicas modernas de administração! O segredo para não errar na escolha seria descobrir alguns títulos que ela andou lendo nos últimos anos.

O erro mais crasso do presenteador de livros seria presentear o que ele próprio gosta sem considerar que o recebedor tem ideias e preferências bem diferentes. Lembre-se: cada livro tem seu público particular.

Algumas pessoas, ao presentear um livro, escolhem aquele que dá conselhos para aperfeiçoar o comportamento das pessoas. Entretanto, a pessoa que precisa melhorar o comportamento nem sempre está preparada para mudanças, e pode até achar que seu comportamento é o mais conveniente, de modo que um livro que tenta provar que ela está errada dificilmente será bem recebido. Infelizmente quem mais precisa de conselhos tem tendência a rejeitá-los!

Um livro que encontrei, que apresenta citações filosóficas dos grandes pensadores, talvez tenha considerado tal problema de rejeição do leitor, e parece ter encontrado uma solução interessante. Cada citação filosófica é apresentada como um joguinho de completar a frase com a palavra faltante, ou de decidir qual a interpretação correta da frase. Assim, o leitor não percebe que está recebendo sabedoria e educação, mas acha que está com um livro recreativo, que está brincando (não é à toa que o livro tem o título de Brincando com Filosofia). Isto me faz lembrar das mães que, para fazer as crianças comerem beterraba ou cenoura, fazem pudins e bolos com esses vegetais. Um assunto "elevado" como a filosofia passa a ser algo acessível. Devo avisar que o Brincando com Filosofia não está disponível nas livrarias, mas apenas na livraria virtual Bookess.com.br. Encontrando o livro, você pode ler algumas páginas no seu computador antes de decidir.

Outra recomendação que eu poderia fazer, é que você dê um livro sobre Natureza. O presenteado vai saber como e porque a girafa tem pescoço comprido, entender por que as flores são bonitas e perfumadas, e compreender por que os filhos são parecidos com os pais. Dê uma olhada nos livros recentemente lançados por vários autores sobre Charles Darwin e Evolução. É só visitar uma livraria (no shopping center ou preferivelmente na internet) e escolher.

Ao encontrar um livro interessante para presentear a um aniversariante, você vai acabar achando que também gostaria de ler o mesmo livro. Então compre três, um para o aniversariante, outro para presentear a si mesmo, e outro para dar de surpresa a um amigo. Presentes de surpresa, longe da data do aniversário, são os mais apreciados!

(Reprodução permitida pelo autor desde que sem cortes ou alterações)