VERSIFICAÇÃO 2

VERSIFICAÇÃO 2

NOTA: Antes deste texto, leia o anterior: VERSIFICAÇÃO

VERSOS DE VERSOS DE

UMA SÍLABA DUAS SÍLABAS

Vagas, Valsavas: E os olhos

plagas, —Teus belos Escuros

fragas, Cabelos, Tão puros,

soltam Já soltos, Os olhos

cantos; Revoltos Perjuros

cobrem Saltavam, Volvias,

montes Voavam Temias,

fontes Brincavam Sorrias

tíbios No colo Pra outro

mantos Que é meu; Não eu.

(F. Varela) (C. de Abreu)

VERSOS DE VERSOS DE

TRÊS SÍLABAS QUATRO SÍLABAS

Vem a aurora

pressurosa Andava um dia dia

cor de rosa Em pequenino

que se cora Nos arredores

de carmim; De Nazaré,

a seus raios Em companhia

as estrelas De São José,

que eram belas O Deus-Menino,

têm desmaios O Bom Jesus

já por fim. (João de Deus)

(G. Dias)

VERSOS DE

CINCO SÍLABAS

(redondilha menor)

Da tribo pujante,

Que agora anda errante

Por fado inconstante,

Guerreiros, nasci:

Sou bravo, sou forte,

Sou filho do Norte

Meu canto de morte

Guerreiros, ouvi.

(G. Dias)

VERSOS DE

SEIS SÍLABAS

Mais uma pobre mísera

de respirar cansou!

E temerária e sôfrega,

à morte se arrojou!

VERSOS DE

SETE SÍLABAS

(redondilha maior)

Choraste?! E a face mimosa

Perdeu as cores da rosa

E o seio todo tremeu?!

Choraste, pomba adorada?!

E a lágrima cristalina

Banhou-te a face divina

E a bela fronte inspirada

Pálida e triste pendeu?! (C. de Abreu)

VERSOS DE

OITO SÍLABAS

(Ac. dom. 4ª e 8ª)

Acompanhai meu vão lamento,

auras ligeiras que passais!

Tu, caro amor, doce instrumento,

casa com os meus, teus frouxos ais!

VERSOS DE

NOVE SÍLABAS

(Ac. dom.: 3ª e 9ª)

Ó guerreiros da taba sagrada,

Ó guerreiros da tribo tupi!

Falam deuses nos cantos do piaga!

Ó guerreiros, meus cantos ouvi!

(SÁFICOS – ac. dom.: 4ª e 9ª)

Cabelos brancos da cor da neve

Que envolve os montes pela invernia!...

Quem, neste mundo, zombar se atreve.

Cada um de nós faz sua própria lenda...

Da vossa estranha melancolia?...

VERSOS DE DEZ SÍLABAS

(HEROICOS – ac. dom.: 6ª e 10ª)

Querida, ao pé do leito derradeiro.

em que descansas dessa longa vida,

aqui venho e virei, pobre querida,

trazer-te o coração do companheiro.

(SÁFICOS – ac. dom.: 4ª, 8ª e 10ª)

E mais aperta o coração no peito,

(Hermes Fontes)

Sonhei milagres para o meu destino.

(PROVENÇAIS – ac. dom.: 4ª, 7ª e 10ª)

Rompendo a força do líquido estanho.

(Camões L. VIII, 73)

Seco, abafado, difícil de ler. (C. Drummond)

Deixa a cidade, formosa morena

(MARTELOS – ac. dom. : 3ª, 6ª e 10ª)

Mas Brasil é Brasil, é sempre assim.

(PENTÂMETROS JÂMBICOS

– ac. dom.:2ª, 4ª, 6ª e 10ª)

Sem pai, sem mãe, sem pão, sem chão, sem lar.

VERSOS DE ONZE SÍLABAS

(ac. dom.: 5ª e 11ª ou 2ª, 5ª, 8ª e 11ª)

Nascem as estrelas, vivas , em cardume.

(G. Junqueiro)

Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros.

(G. Dias)

VERSOS DE DOZE SÍLABAS

(alexandrinos – ac.dom.: 6ª e 12ª)

ou: 4ª, 8ª e 12ª)

Tu foste como o sol, uma fonte de vida.

(O. Bilac)

O choro surdo, entrecortado, do batuque,

No bate-pé que enche de assombro o próprio chão.

(C. Ricardo)

VERSOS BÁRBAROS:

DE TREZE SÍLABAS (ac. domin.: 6ª e 13ª)

O saber, a virtude, o valor, a probidade,

Os homens engrandece, em paz governa o mundo.

DE CATORZE SÍLABAS (ac.. dom.: 4ª, 9ª e 14ª)

Quando as estrelas surgem na tarde, surge a esperança...

toda alma triste no seu desgosto sonha um Messias:

Quem sabe? o acaso, na sorte esquiva, traz a mudança

e enche de mundos as existências que eram vazias!

VERSOS ESPECIAIS

Conforme ficou posto entre parênteses acima, alguns versos recebem nomes especiais de acordo com seu número de sílabas. São eles:

REDONDILHA MENOR - de cinco sílabas;

REDONDILHA MAIOR - de sete sílabas;

HERÓICO - de dez sílabas com acento dominante na 6ª e 10ª sílabas;

SÁFICO - (em homenagem à poetisa Safo) também de dez sílabas com acento dominante na 4ª, 8ª e 10ª sílabas;

ALEXANDRINO - de doze sílabas com acento dominante na 6ª e 12ª ou na 4ª, 8ª e 12ª sílabas.

BÁRBAROS - com mais de doze sílabas.

Os versos de cinco e de sete sílabas eram os únicos usados em Portugal até o século XVI, quando Sá de Miranda trouxe da Itália a chamada medida italiana, ou seja, os versos decassílabos (heróicos e sáficos). A redondilha maior é o verso da trova por excelência.

Os versos alexandrinos herdaram o nome do poeta Alexandre Bernay (sec XII), o primeiro a compô-los no poema "Roman d'Alexandre". Os versos alexandrinos passaram a ser fartamente empregados em Portugal a partir do movimento parnasiano, no século XIX.

CESURA

Cesura é o limite rítmico do verso. Nos versos alexandrinos, é a pausa na sexta sílaba. Nos versos gregos e latinos, é a última sílaba da palavra que inicia novo pé. Cesura, enfim, nada mais é que a pausa necessária nos versos longos.

RITMO

O ritmo ou cadência do verso é a sucessão de sílabas fortes e fracas; é o compasso, como na música, que pode ser binário, ternário ou quaternário. Experimente declamar, por exemplo, os versos de nove sílabas dados acima. Veja se eles não têm o compasso de valsa. Os versos heróicos têm compasso de marcha, enquanto os sáficos, os alexandrinos e as redondilhas maiores têm compassos ligeiros, próprios dos forrós, baiões, chorinhos e outros ritmos das danças populares. Já as redondilhas menores têm ritmo de samba e assim por diante.

RIMA

Rima é a repetição de sons, iguais ou semelhantes, no interior ou no fim dos versos. Daí as rimas serem:

a) alternadas ou cruzadas - entre os finais do 1º e 3º, do 2º e 4º versos.

b) emparelhadas - entre os finais do 1º e 2º, do 3º e 4º versos.

c) consoantes ou perfeitas - quando há identidade perfeita, desde a vogal tônica até a última letra ou fonema, das sílabas rimadas, como em mundo e fundo; amigo e contigo; doce e fosse; pálido e válido; moita e afoita etc.

d) toantes ou imperfeitas - quando há identidade de som apenas nas vogais tônicas, como em: fuso e veludo; cálida e lágrima etc. Veja o poema de Cecília Meirelles:

Sem propósito de sonho

nem de alvoradas seguintes,

esquece teus olhos tontos

e teu coração triste.

e) coroadas - entre palavras dentro do mesmo verso, como em:

"Rosa saudosa do gentil jardim"

"O triste existe em sofrimento lento" (C. Alves)

"Na messe, que enlourece, estremece a quermesse..."

(Eugênio de Castro)

f) encadeadas - entre o final de um verso e o início ou o meio do seguinte.

"Já serena cai a tarde

Já não arde o Sol formoso:

Vem saudoso o brando vento

Doce alento respirar." (Silva Alvarenga)

g) femininas - entre palavras paroxítonas.

h) masculinas - entre palavras oxítonas.

i) pobres - entre vocábulos de mesma classe gramatical.

j) ricas - entre vocábulos de classes gramaticais distintas.

ESTROFE

Estrofe ou estância é um grupo de versos. Conforme o número de versos, as estrofes se chamam:

monóstico : de 1 verso;

dístico ou parelha : de 2 versos;

terceto : de 3 versos;

quadra ou quarteto : de 4 versos;

quintilha : de 5 versos;

sextilha : de 6 versos;

sétima, setena, setilha ou hepteto : de 7 versos;

oitava : de 8 versos;

nona : de 9 versos;

décima : de 10 versos.

Estribilho

Estribilho é um verso ou estrofe que se repete no fim das estrofes de certos poemas, como o rondó, a balada etc.

TIPOS DE POEMAS

Quanto à natureza das estrofes, os poemas podem ser:

1. Uniformes – quando apresentam um só tipo de estrofe. São deste tipo:

trova – poema de caráter popular, de cunho lírico ou não, formado de número variável de quadras compostas por versos de sete sílabas (redondilha maior);

haicai – poema de origem japonesa, constituído de um único terceto com versos de cinco, sete e cinco sílabas respectivamente, que resume uma verdade, um conceito, uma impressão não raro com profundidade.

2. De estrofes combinadas – quando apresentam estrofes diferentes na composição, mais comuns nos poemas de forma fixa, como os relacionados abaixo:

soneto – de catorze versos dispostos em duas quadras e dois tercetos ou em duas quintilhas e dois dísticos;

rondó – de 3 estâncias de 5, 3 e 5 versos respectivamente;

rondel – de duas quadras e uma quintilha;

balada – (de origem francesa do século XIII), de 3 oitavas e 1 quadra ou de 3 décimas e 1 quintilha;

vilancete – de um terceto e outros tipos de estrofes à escolha do autor;

vilanela – de vários tercetos e uma quadra.

Além destas, há muitas outras formas poéticas com características próprias nos mais diversos critérios de composição ou de análise. Os que se interessarem podem encontrá-las nas obras citadas abaixo:

BIBLIOGRAFIA

TAVARES, Hênio. Teoria Literária. Rio de Janeiro. Vila Rica Editoras Reunidas Ltda, 10ª edição, 1991.

PEREIRA, Eduardo Carlos. Gramática Expositiva - Curso Superior. SãoPaulo. Cia, Ed. Nacional, 98ª edição, 1956.

BUENO, Francisco da Silveira. Gramática Normativa da Língua Portuguesa - Curso Superior. São Paulo. Ed. Saraiva 7ª edição, 1968.