Presidente da Academia Ipuense

*ACADEMIA IPUENSE


Ipu é cidade cearense. Dista da capital de Fortaleza 257 km. Nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2012 a Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, AILCA, promoveu o 1º Encontro Cearense de Escritores, organizado pelo professor Sebastião Valdemir Mourão, presidente da citada academia.

Não definimos o caráter de uma pessoa pela vestimenta cara ou o calçado de marca que ostenta, menos ainda pela fortuna, mas pela palavra proferida, pela inteligência de gosto apurada e cultura que absorve, pelas ações expostas. Mas nos sentimos bem quando apresentamos calçado e roupa nova. Envaidecemos-nos até.

A palavra oral é direito natural de todos. A palavra escrita foi elitizada. Hoje, porém, ela é de posse universal e podemos nos reunir no mais simplório local para divulgar a arte literária, divulgar e debater nossos ideais e projetos criativos. E, a Academia Ipuense está mal vestida. O calçado (piso) desbotado pelo tempo, o vestido (paredes) manchado para o colorido da festa. O rosto (fachada) com arranhura de acidente, precisando de cirurgia.

A Academia, de arquitetura antiga, está bastante desgastada precisando com urgência de doações, para reestruturar este patrimônio doado pelo escritor Osvaldo Araújo, cujo nome leva a Academia. Mesmo assim, a palavra não estaciona, voa alto nos saberes onde a cultura faz morada.

Por esta forte razão o Presidente da Academia professor Mourão lançou a campanha de Honoráveis da Academia com o certificado de Honorável Bronze, diploma de Honorável Prata, Ouro ou Brilhante, uma placa e nome na placa de honoráveis, gravado à posteridade.

O SESC, Serviço Social do Comércio engajado na Arte Literária, com o Abraço Literário e coordenação de Lúcia Medeiros, juntamente com a ACE Associação Cearense de Escritores, sob a responsabilidade do presidente de Honra Haroldo Felinto. (O presidente Francisco Clementino, Tizim, não compareceu, por motivo de força maior), estiveram presentes com grupo de 50 pessoas, participantes das duas instituições.

Nosso grupo fez arte na Academia Ipuense. Lançamento de livros: Airton Soares, apresentação Carlos Roberto; Bernivaldo Carneiro, por Silas Falcão, eu fiz e li resenha para seu livro; Cordel e música Sertaneja, Chico Neto, cordel e humor Lucarocas; apresentação teatral Airton Soares; palestrante, Ana Nel; Assis Almeida, Marina Menestral apresentou seu livro; declamação de poemas, Eudismar Mendes, Sonia Nogueira, Laudecy Ferreira, Silas Façanha, o poetinha, 12 anos, Lúcia Medeiros; musical pelo cantor Cayman; Seleção de pessoas para sorteio de livros. Han???

Recebi certificado de participação, diploma de Honorável Ouro, entregue pelo
Presidente de Honra da Academia Ipuense, Dr. Tomas de Araúro Correia  e recitei este soneto.


 
* Ipu
 
Conheci-te, bela Ipu, inda criança
Sob o olhar do cearense Alencar
Encravado nas letras e pujança
Na formosura de Iracema em altar
 
Ao banhar-se nas águas desta terra
Cuja água desce em cachoeira viva
Meu pensar em ti nunca encerra
A trigueirice, o esplendor da diva.
 
Y-pu: água que surge, que borbulha
Parecendo véu de noiva em ventania
Tanto lirismo que a mente em alforria
 
Arquiva na lembrança a verve aqui
Sob esta confraria das letras e artes
Academia Ipuense, raízes, baluartes.


 

http://www.clubefotoecompanhia.com.br/ep_fotnot_ipu.html



Sonia Nogueira
Enviado por Sonia Nogueira em 16/01/2012
Reeditado em 28/01/2012
Código do texto: T3444196
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.