Um minuto sobre Maçonaria...
Ainda falando sobre os inimigos da Humanidade, dentro do tema: A verdadeira finalidade da Maçonaria, quando algumas correntes, não interpretou bem os seus deveres, se atendo, ou achando que a parte caritativa fora umas das suas ações principais, na equiparação aos Clubes de Serviços e que nos meus entendimentos e estudos, entendemos que caridade é um de seus deveres, talvez seu cartão de visitas. Na verdade seus objetivos vão muito alem, cujo fim traduz na eliminação da necessidade de que seja praticada a caridade com a elevação da Grande Luz, aumentando a eficiência do cidadão de hoje e do amanhã e conseqüente uma sociedade mais justa, atravéz da exteriorização da moral e das virtudes, segundo preceitua o seu simbolismo.
O Venerável Mestre diz ao profano: Não deveis somente combater vossas paixões e trabalhar para vosso aperfeiçoamento humano, mas também combater tenazmente outros inimigos da Humanidade, a saber: Os hipócritas, os pérfidos, os ambiciosos, os corruptos, o obscurantismo, a perfídia e os erros.
Os hipócritas: Afetação de uma virtude, de um sentimento louvável que não se tem- postura –Fingimento – Simulação – Falsidade – falta de devoção. Fingido que não age conforme as idéias que demonstra ter. Em que há hipocrisia.
Os corruptos: Que sofreu corrupção – podre – estragado – infectado – devasso – depravado – corruptível – governo corrupto – Que pratica a corrupção. Quem se beneficia principalmente em cargos públicos, causando prejuízos a outrem ou a sociedade como um todo. No meu entender a corrupção é responsável pela evasão de alta percentagem do erário publico com grande prejuízo a Humanidade.
Os pérfidos: Que mente a fé jurada – fementido – traidor – desleal – infiel - que denota ou envolve a perfídia – falso – enganador – traidor.
Os ambiciosos: Que tem ambição – manobra ambiciosa – Individuo ambicioso – ousado – audacioso – em que há ambição. No meu entender a ambição no bom sentido é saudável, ao contrario de ambicionar o alheio.
O obscurantismo – Falta de Luz – sombrio – tenebroso – obscuro – difícil entendimento –vago – estado de quem vive na escuridão.
A perfídia: Ação ou qualidade pérfida – deslealdade – traição – falsidade.
O erro: Não estar praticando o certo – ato ou efeito de errar – juízo falso – desacerto – engano – incorreção – inexatidão – desvio do bom caminho – desregramento – falta.
Um maior combate a estes fatores teríamos uma sociedade mais justa. E vejam que falamos somente um minuto sobre, algumas das partes que também deve agir a Instituição Maçônica, segundo seus preceitos e deveres.
José Pedroso
Frutal/MG, aos 09 de dezembro de 2011.