As Canções de Gesta (condensado)

Este texto é tão somente um apanhado de informações com o objetivo de focalizar as Canções de Gesta e especificamente a Chanson de Roland, frisando a sua importância na Idade Média e a contribuição e influência que elas representam para a história da cultura da humanidade.

É o século XII o palco das célebres Canções de Gesta, um tipo de poesia épica, narrativa anônima, de tradição oral, que expõe as cenas de batalhas ocorridas durante os séculos VIII e IX. Reinava Carlos Magno, filho de Pepino, o Breve, sobre o Império Carolíngio ou o Império de Carlos Magno. Trata-se do Reino Franco, situado na região central da Europa medieval.

Em virtude da ação de Carlos Magno sobre as áreas da cultura, da educação, das artes e da administração pública, o seu império avançou, preservou a cultura romana, criando, dessa forma o que foi chamado de Renascimento Carolíngio. Entre as conquistas de Carlos Magno, estão as da Germânia, em 772; da Pavia em 774; da anexação do Ducado de Friuli (Itália), da conquista das Ilhas Baleares, em 779, e do Ducado de Spoleto na Itália em 780; e a tomada da cidade de Barcelona, em 801.

Conta a História que, no ano de 778, Carlos Magno incursionou pelas terras da Espanha então invadidas pelos muçulmanos. Por sua vez, os saxões, ainda não inteiramente convertidos ao cristianismo, invadiram o outro lado do reino dos Francos pelo rio Reno. Carlos Magno foi obrigado a retornar para defender o lado oriental da Cristandade. Houve muita agitação por conta da tragédia épica e os feitos atribuídos aos Doze Pares sob o comando de Roland e Olivier.

Toda a movimentação da batalha era cantada nas praças por trovadores e o acompanhamento musical era feito por instrumentos de cordas, sendo a melodia simples e repetitiva. As canções de gesta eram compostas em versos decassilábicos, porém, mais adiante elas foram também elaboradas em dodecassílabos ou alexandrinos. As estrofes têm medida irregular, variando entre 3 a 20 versos por estrofe.

A crença comum é a de que um monge da abadia de Cluny (fundada pelo duque Guilherme de Aquitânia no ano de 910) foi quem deu forma final a essas versões cantadas. Apenas o nome de um desconhecido Turoldus é apontado como o do suposto autor da "Canção de Rolando", ou "Canção de Roldão".

Pouco se sabe sobre o autor/autores da Chanson de Roland. Inclusive o documento manuscrito mais antigo (the Oxford Digby 23) é escrito em anglo-normando, língua predominante na Inglaterra àquela época quando era pequeno o número de eruditos tanto na França quanto naquele país. Portanto, esse suposto autor só poderia ser um monge, vez que somente os monges eram os únicos nesta condição na França medieval.

Durante a Idade Média a prosa se notabilizou nos textos das novelas de cavalaria, a exemplo das narrativas de aventuras em busca do Santo Graal (Cálice Sagrado) e as lendas do rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. No que diz respeito à poesia, La Chanson de Roland, do ano de 1100, século XII, é a mais famosa entre as canções denominadas “de gesta”. Mesmo anônimas, as de gesta atravessam os séculos e seus heróis e batalhas se imortalizaram e espalharam sua influência pelo mundo.

O termo "gesta", originário do latim gesta, orum (n.pl.) que designa feitos, façanhas. Essas canções de gesta eram um gênero narrativo bem próximo do teatro e que relatava feitos gloriosos de cavaleiros (reais ou imaginários) e, ao que se supõe, também discorriam sobre fatos pertinentes às realizações de membros da família dos nobres senhores feudais. Tinham estas canções como objetivo enaltecer ideais nobres, noções de moralidade ou um espírito cristão. Seria a receita indicada para a formação de um país digno. Essas narrativas eram escritas usando-se o tempo verbal passado, pois a ação ocorrera há cerca de dois ou três séculos. As deste tipo eram denominadas geste du Roi (feitos do Rei). Diga-se que “Le récit est destiné à être chanté par un jongleur avec léger accompagnement musical (proche de la mélopée)”.

Acrescente-se que nem só de nobreza se fez a canção de gesta, mas os textos incluíam também lendas e ficções poéticas. Foram essas canções, especificamente as da Bretanha, que inspiraram a literatura ibérica, tanto nas novelas de cavalaria quanto nos romances tradicionais. Na França, as canções de gesta tiveram sua inspiração nas lendas célticas da Grã-Bretanha. Os temas principais eram a guerra, a religião e o amor. Consta que o número aproximado delas é de 80 (oitenta) peças.

Um breve resumo da canção medieval francesa seria o de uma narrativa sobre um episódio acontecido após a realização da assembléia dos sarracenos em Saragoça, quando da oportunidade do ataque ao exército de Carlos Magno pelos bascos em Roncesvales, ocorrido nos desfiladeiros dos montes Pirineus. O rei Marsílio opta pelo envio de uma embaixada ao rei Carlos Magno, da França, “que está ocupando, com seu exército, território espanhol”. Segue a comitiva levando ricos presentes ao rei francês, “além da promessa de conversão ao cristianismo”. Rolando desconfiou dos pagãos e sugeriu a Carlos Magno a não aceitação das promessas de paz. Segue o conflito e Rolando perde para a maioria e para seu padrasto.

Estudos mais aprofundados falam das diversas teorias sobre as origens das canções de gesta, desde serem produto espontâneo da imaginação popular, desprovidas de pretensões literárias, até outras opções como a derivação de cantilenas contemporâneas dos fatos nelas relatados:“1) Produit spontané de l'imagination populaire;2) Elles dérivent de cantilènes à peu près contemporaines des faits relatés (dont aucune n' aurait été conservée?); (...) (Zumthor 1972, p. 460).

Estamos há mais de 8 séculos de distância no tempo em relação a todo o panorama medieval da canção de gesta. Em primeiro lugar, estes relatos ganham em importância porque funcionam como um filme sobre a época em nossas mentes que se encarregam de imaginar o cenário, a ação e os personagens. Sem que elas e tantas outras manifestações artísticas tivessem sido levadas a efeito, o passado estaria encoberto por uma densa nuvem escura da falta de informação sobre a história de tantos povos que habitaram o planeta. As artes são amigas íntimas da História e é através de registros que se perenizaram que se pode reviver a evolução da civilização e detectar as marcas do homem na trilha do progresso.

A literatura tem desempenhado papel decisivo como documento que revela faces, circunstâncias e fatos que mudaram o mundo, a exemplo de obras como Os Lusíadas, de Camões; Os sertões, de Euclides da Cunha; O Uraguai, de Basílio da Gama; Ulisses, de James Joyce e tantos mais.

A voz do povo canta em uníssono com a de muitos desses autores e assim se forma a identidade de um povo. Essas canções de gesta não eram escritas com o objetivo de trabalhar o Belo literário, mas a beleza e a representatividade desses cantos são emblemáticas e perenes. Além disto, fazem poderoso efeito no imaginário de tantas gerações. E que também inspira a produção de filmes, de peças teatrais e espetáculos musicais e de dança.

O aprofundamento de estudos sobre as canções de gesta, tanto a Chanson de Roland quanto outras, pelo manancial inesgotável que colocam à disposição das mentes férteis, são imensos campos abertos à pesquisa e à inspiração de estudantes de diversos cursos universitários e a profissionais de várias áreas, incluindo a da tecnologia digital.

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS

http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/lle/article/viewFile/726/559

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/classic-literature/1623475-can%C3%A7%C3%A3o-rolando/#ixzz1ftLHFHLP

http://pt.shvoong.com/books/classic-literature/1623475-can%C3%A7%C3%A3o-rolando/

http://members.fortunecity.com/gafanhota/rolando.htm

http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/131_regina_m_zanatta.pdf

http://cronicasdeasgardh.blogspot.com/2006/05/as-canes-de-gesta.html

http://www.infopedia.pt/$imperio-carolingio

http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/termos/index02.html

http://www.cafe.edu/genres/n-chansg.html

http://www.cafe.edu/genres/n-chansg.html

http://www.thefreedictionary.com/chanson+de+geste

http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=523&Itemid=2

http://ascruzadas.blogspot.com/2008/06/cano-de-rolando-resumo-das-virtudes-de.htmlhttp://histoblogsu.blogspot.com/2009/03/morte-de-rolando.html

http://www.suapesquisa.com/historia/imperio_carolingio.htm

http://www.enotes.com/song-roland/author-biography

Canção de gesta. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-12-07].

Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.phttp://www.infopedia.pt/$cancao-de-gestat/$cancao-de-gesta>.

taniameneses
Enviado por taniameneses em 08/12/2011
Reeditado em 08/12/2011
Código do texto: T3378723
Classificação de conteúdo: seguro