DEFINIÇÃO DE LITERATURA, TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS.

A literatura pode ser definida como a arte do uso da palavra no ato de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos. História contada ou escrita, fatos, relatos da cultura de um povo ou histórias que retratam épocas, expressões, emoções ou críticas.

A literatura pode ser entendida como arte do uso da palavra, porém, nem tudo que está escrito é arte. Por isso existem textos que são considerados literários e textos que não são considerados literários.

Exemplo de texto literário:

Quanto tempo passaria?

Clara perdia as contas das vezes em que a claridade do amanhecer se transformava no escurecimento do anoitecer, visto apenas pela janelinha da cela. (Carol Garcia)

As características principais das obras literárias são: O sentido conotativo, subjetivo, imagético e metafórico. Tem como objetivo atingir o estético, o belo. Tenta passar ao leitor a emoção que o escritor quer transmitir por meio do texto.

Exemplos de textos não literários:

Na noite de segunda-feira, por volta das 20h, João corria desesperadamente pelas ruas à procura de ajuda. (Jornal Local)

Textos jornalísticos em geral, textos de livros didáticos de história, geografia, ciências, textos científicos em geral, receitas culinárias, bulas de remédio etc., qualquer texto que seja objetivo e que não se preocupe com a subjetividade.

Os textos não literários não utilizam o subjetivismo, pois não há preocupação em transmitir emoção e sim a informação.

Raysten Balbino
Enviado por Raysten Balbino em 16/11/2011
Reeditado em 23/11/2017
Código do texto: T3338349
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.