Tornar feliz a humanidade - Maçonaria

No Rito Escocês Antigo e Aceito, mais usado regionalmente, há a pergunta do Venerável Mestre ao Chanceler, “O que é Maçonaria”? , obtendo a seguinte resposta: Maçonaria é uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade pelo AMOR, PELO APERFEIÇOAMENTO DOS COSTUMES, PELA TOLERÂNCIA, PELA IGUALDADE, PELO RESPEITO À AUTORIDADE E A CRENÇA DE CADA UM. É UNIVERSAL E SUAS LOJAS (OFICINAS) SE ESPALHAM POR TODOS OS RECANTOS DA TERRA SEM PREOCUPAÇAO COM FRONTEIRAS E DE RAÇAS.

Muitos maçons freqüentam Lojas, “Oficinas”, dezenas de anos e não entendem a verdadeira finalidade da Maçonaria. A definem como uma instituição puramente e eminentemente caritativa, o que intrinsecamente não é verdade, segundo entendimentos de uma visão mais pluralista e mais pura. Caridade é o “feijão com arroz”, ou um dos seus deveres comuns do dia a dia, e as iguarias o dever principal, (ações políticas fortes e proporcionadoras da felicidade humana), quando preceitua “Tornar feliz a humanidade”, provando por "a + b", que caridade também é um dos nossos deveres, porém não o principal.

A tarefa mais primordial da Maçonaria, nas ações mais profícuas, corajosas e de cunho mais “políticos” no entendimento como dito, contribuir com forças positivas, que lhes são peculiares em ações reparadoras, nos restabelecimentos da Paz, cuja bandeira são, “Fraternidade, Liberdade e Igualdade”, itens componentes da felicidade humana, como preceitua o próprio Ritual do Rito Escocês, quando o Venerável Mestre, indaga o Ir.: 1º Vigilante “Para que nos reunimos aqui”?, E este responde: Para combater a tirania, a ignorância, os preconceitos e os erros, e Glorificar o Direito, a Justiça e a Verdade; para promover o bem estar da Pátria e da Humanidade, levantando templos à virtude e cavando masmorras aos vícios. Sob este prisma entendemos que nossa tarefa é mais ampla, atuando forte em ações proporcionadoras da “felicidade humana”, fato este que concretizado, vem eliminar a necessidade, de se estar atuando mais na caridade.

Ao longo dos últimos 13 anos, constatei isto, pois me ative, em alguma disponibilidade de tempo, escrevi e editei a obra: Síntese Histórica dos 30 anos da Loja Maçônica Comendador Gomes da Silva 90, de Frutal/MG, pertencente a GLMMG, onde em 547 paginas, pude reviver os principais feitos, ao longo de quase 31 anos, e recheados com os temas: Maçonaria e origens, Maçonaria através dos tempos e Maçonaria no Brasil e no mundo. Esta obra ricamente elaborada e contendo historias e narrativas e blindada com centenas de fotos, atinentes aos assuntos elaborados desde a fundação da mesma que se deu em 10 de abril de 1980. Embora tudo em P&B, numa pretensão de baixar custo, mas na minha ótica, obra para séculos. Esta obra mostra estas duas faces das realizações: caridade e outras ações mais fortes sobrepujando a caridade, com retorno fantástico social para o município, que inclusive, fez mudar o destino do mesmo, porque não dizer também da região. Não deixando de evidenciar também as ações de menor cunho e de substancial valor humanitário, regional.

Então voltando ao raciocínio dos textos na sua parte inicial quando e Ir.: Chanceler argúi em sua resposta:

“Pelo Amor”

Não é só filosófico, mas evidente e esclarecido, que é pelo amor, o melhor e único caminho para conseguirmos a felicidade. Ele simplesmente falou somos filhos do GADU, ou melhor, somos todos filhos de Deus, como atesta o texto bíblico “Deus é amor” em I João IV:8 (Aquele que não ama não conhece Deus; porque Deus é amor) .Sendo Deus a Criação Máxima, criador de todos os seres. Sendo o Amor o precioso óleo que lubrifica todas as engrenagens da Vida e a torna muito mais saudável.

“Aperfeiçoamento”

Referendando os costumes, que também acentua nos aumentos dos auto-conhecimentos, auto-estima, ou na melhora dos relacionamentos inter-familiares, ou das pessoas que convive ao nosso redor no dia a dia, onde é nosso dever, estar sempre dando bons exemplos, especialmente quando falamos da “célula mater” da sociedade que é a “família”. Aumentando o equilíbrio, a sabedoria.

“Tolerância”

Uma das chaves da felicidade humana e do bom viver, mostrando equilíbrio, este proposto e comprovado como elixir e razão de vida mais longa e mais saudável e prospera. Tolerância é o santo remédio da vida, principalmente juntada á harmonia.

“Igualdade”

Quando paramos para pensar na Criação, as nossas origens, os nossos valores e que muitas vezes esquecemos de agradecer principalmente aos nossos antepassados, em especial os pais, razão também da nossa existência e no mais quando nos referimos ao GADU, expressão Máxima, responsável pela nossa existência e que já nos deu tudo desde o principio, a saúde, a prosperidade, a capacidade infinita e tudo mais dentro da equidade, ou seja, igualdade, “eu e o outro somos um”, desde o principio, perante Deus.

“Pelo respeito à autoridade”

Tudo na Vida há de haver um centro de convergência e espiritualmente e o principal é o GADU, Deus Criador do Universo. Na família é o chefe desta, representado pelo pai e a mãe. No Município é o prefeito municipal, e daí por diante, haveremos de estar obedecendo a um centro, dentro de um principio de estar sempre reverenciando o Criador. Não fosse assim a nossa Vida, tornaria insustentável, prevalecendo desordens, desde as grandes instituições ás menores, como a família, quando obedecemos ao pai estaremos obedecendo a um centro, que na realidade, como disse representa Deus. Assim é na empresa em qualquer intuição. Exemplificando, temos na Maçonaria a figura do Venerável Mestre, como o centro de emanações das ordens.

“A crença de cada um”

Comumente se abre a Bíblia, no inicio dos trabalhos, obedecendo a uma crença comum a todas as religiões, especialmente a predominância católica, presentes nas assembléias, contudo representando uma crença, comum a todas as religiões Igualmente poderá ser usado qualquer outro livro, que tenha as características de representatividade da fé. Entrementes sabemos do valor, poder da crença e da fé. De estar sempre conscientes da existência de um principio Criador, sempre valorizando o Maximo. Estar consciente que este principia Criador, não está longe, no alto, dos lados e sim dentro de nós, no nosso intimo, no nosso âmago. Falando em religiões é Mister declarar a entrada do século de espiritualização, com o beneficio da explosão de criação de igrejas por toda parte, principalmente as Cristãs, levando a consciência de estar não só alimentando o corpo carnal, mas também em especial, o espírito.

“Universal”

Presente em todo o mundo, do Oriente ao Ocidente, filosofia que prima pela “Fraternidade, Liberdade e Igualdade”, itens efetivos e máximos da felicidade humana. Principalmente nos paises democráticos, ou com estas características. /

“Combater a tirania”

O dicionário Aurélio, define tirania como: Qualquer governo instituído a margem da legalidade. Domínio ou poder de tirano. Governo opressor e cruel. Domínio e poder de tirano. Violência, opressão. Ingratidão Falta de agradecimento... Onde podemos acrescentar também a “Indiferença”, como fator inerente à tirania.

Ainda combater a corrupção, esta inserido, neste contesto e no item de aumentar a felicidade humana, na melhor repartição do bolo, revertidos para melhor, educação e melhor saúde, mais felicidade, um dos nossos deveres, objeto de nossas atenções, hoje mais filosoficamente. A Maçonaria prova esta sua atuação, não só no Brasil, como no Mundo. Não o fazendo estará descumprindo o seu dever.

“A ignorância”

Condição de quem não é instruída. Falta de saber; ausência de conhecimento. Estado de quem ignora ou desconhece alguma coisa, não tem conhecimento dela: Está ignorância dos tristes sucessos da amanha de hoje.

Em referindo a sabedoria, Salomão, declarou que a maior riqueza é a Sabedoria, e que estava sempre evocando e pedindo a Deus, esta sabedoria ao invés de valores monetários, detendo-a como a maior riqueza como atesta o texto Bíblico. Então Deus disse a Salomão: (Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeia, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, 2 Crônicas 1:)

Torna dever intrínseco da Maçonaria, combater também a ignorância, resultado da falta de sabedoria, de amor e de harmonia.

“Os preconceitos e os erros”

Começando pela superstição, como fator de aprisionamento do ser humano, que está também contrario aos princípios da Criação. Os preconceitos de qualquer natureza, como exemplo de cor de raça, condição financeira, de conhecimentos, estado físico, dentre outros, onde preceituamos a igualdade. Errar é humano e permanecer no erro é burrice. Estar contando até deis e buscando sempre, antes de qualquer decisão, o equilíbrio, são fatores de aumento da felicidade humana.

Servindo por quase quatro décadas ao corpo de jurados desta comarca, pude vivenciar inúmeros, casos de apenados, estragarem o porvir da vida e juventude, no desequilíbrio e o esquecimento de contar até deis, intuir a sabedoria como dantes referíamos.

“Glorificar o direito e a justiça”

Prevalecer o direito do cidadão, por isso atuou e atua até nos dias de hoje, como a principal tarefa nesta, foi trabalhar tenazmente na abolição da escravatura, como preceitua a historia brasileira. A independência brasileira do jugo de Portugal e dos paises andinos do jugo Espanhol, dentre inúmeras atuações, no Brasil e no Mundo, dentro dessa máxima “glorificar o direito e a justiça”, a bem da felicidade humana.

“Glorificar a Verdade”

(E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32). Qual Verdade está falando? Esta verdade é a consciência de que não somos apenas corpos carnais e sim na essência somos espíritos. Mais enfaticamente somos filhos de Deus, ou do GADU, como seres especiais, já detentor de capacidade e sabedoria infinitas, prosperidade infinitas saúde e felicidade infinitas. Ter na consciência, reconhecer: “Eu sou filho de Deus”.

“Promover o bem estar da Pátria e da humanidade”

Eis o resultado final do nosso trabalho, que relativo à filosofia Maçônica, de promover a felicidade humana, já presente em todas as pessoas, só faltando à extração do próprio, intimo do próprio, âmago, em que esta filosofia, atua propiciando este empurrãozinho.

“Levantando templo a Virtude”

. A virtude é uma disposição da alma que induz a pratica do bem. Ainda as três virtudes da Maçonaria são: Fé, Esperança e Caridade. Onde referimos “Levantando templo”, o Ir.: Joaquim Gervásio de Figueiredo, em sua obra “Dicionário de Maçonaria”, preceitua: 1 - Nas sociedades iniciáticas o lugar onde se reúnem os seus adeptos; esotericamente, é o ser humano ideal e perfeito, que dever ser “edificado”, pelos “construtores” raça; é o iniciado verdadeiro, mas ainda muito raro. É o seu corpo purificado: “Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruíra; pois o templo de Deus, que sois voz é Santo” (I Cor. 3:16,17). 2 – Maçonicamente, é o lugar onde se reúnem as Lojas ou trabalham os Iir.: em Loja. Por extensão se denomina templo também á Loja ou Oficina. Trabalhar na construção do Templo “trabalhar em seu próprio aperfeiçoamento e no da humanidade, por isso o nosso Ritual define, como obrigação “Levantar templo a Virtude”“.

“Cavando masmorras aos vícios”

Masmorra: Prisão subterrânea, Lugar ou aposento sombrio, triste, lúgrube. Cavando masmorras é mesmo que estar, no melhor sentido da expressão, trabalhando pela eliminação dos “vícios”, no sentido lato.

“Vícios”

Aviltamento do homem. Hábitos que engendra para o mal. Um tormento para o mundo profano, como um todo. Há uma infinidade de tipos de vícios desde os mais simples, que em excessos danifica a vida humana, destruindo a felicidade a os vícios mais pesados como consumo exagerado de bebidas alcoólicas, cigarro, drogas, dentro do cunho, licito e ilícito que leva a quebra da felicidade humana e até a morte. Dentre os vícios podemos destacar também o simples exagero no alimentar, fator que também interfere na qualidade de vida saudável.

Ir.: José Pedroso

Frutal/MG, aos 17/10/2011.

Autor de: Vivendo Otimismo e Síntese Histórica da Maçonria Frutalense e Maçonaria e suas origens no Brasil e no Mundo.

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 18/10/2011
Reeditado em 07/07/2023
Código do texto: T3283681
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.