A ARTE DE LER E ESCREVER
Eu amo literatura, eu comparo ler e escrever como o ar impossível respirar sem o ar eu não consigo imaginar minha vida sem ler e escrever... E mais importante que escrever algo que muitos dão grande valor não é? As pessoas ficam sempre eufóricas e curiosas diante de escritores, mas no meu ponto de vista o mais importante que escrever é saber ler. Aí vocês dizem, mas eu leio, eu sei ler, aprendi com seis sete anos... Eu pergunto será que sabe mesmo? Porque há uma diferença em ler um texto e ver um texto, vou explicar: Quando você lê algo e interpreta você leu, mas quando você lê algo e não sabe o que dizer você simplesmente olhou o texto e só. Ler pra mim é interpretar é saber dizer algo sobre o que Leu. Mas tem uma coisa que eu não concordo é quando alguém diz: “Leia este texto e fale-me o que o autor quis dizer...” Gente! Eu acho um erro enorme nisso, porque cada um de nós temos uma maneira de pensar e ver as coisas, colocar uma pessoa para decifrar o que o outro quis dizer é difícil. Então quando um professor, uma mãe tia enfim for pedir para que você leia lembre a essa pessoa que você não irá falar o que o autor quis dizer e sim irá dar sua opinião seu parecer, o que você entendeu. Isso sim é dar liberdade de expressão aos leitores.
Mesmo porque não dá pra adivinhar o que um escritor quis dizer, só quem escreve sabe no qual estado de espírito estava no momento daquele texto pedir pra alguém decifrar é impossível. Tem uma frase de um escritor francês (não me lembro o nome) Disse: “você só será um bom escritor se for um bom leitor.” Com toda certeza por isso mais importante que escrever é saber ler.
Eu fico impressionada como as pessoas que não gostam de ler é alarmante a quantidade de gente que diz: "Não leio porque não tenho tempo, porque não tenho paciência, não adianta! Eu leio uma página quando viro a folha já esqueci a que acabei de ler". E assim vai... São tantos absurdos que ouço sobre a literatura. Bom, no meu ponto de vista como diz o dito popular “A educação vem do berço” o gosto pela leitura também. Acontece de filhos crescerem num ambiente que a família não Le e gostar de ler e vir a ser até escritor, mas é raro, raríssimo, geralmente se os pais não tem este hábito os filhos também não e a maioria dos brasileiros não tem. No meu ponto de vista o que atrapalha os brasileiros serem "não leitores" é a parte financeira, pois livro no Brasil são muito caro e uma família tem outras prioridades como: comer, vestir, calçar, água, luz, gás... E livros ficam por último caso. Outra coisa é na educação se crianças não são incentivadas a ler elas não despertam essa vontade de ler e também tem a preguiça. A preguiça de ler e entender o que está escrito. Muitas pessoas tem preguiça de interpretar, pois ler é por a mente para funcionar ali onde está escrito algo você tem que imaginar um lugar, uma situação, pessoas, objetos, cores a trama da história e isso dá desânimo, no entanto
assistir televisão é bem mais fácil é só sentar e ver passar tudo mastigado. Onde o que é verde enxergamos verde, o que é azul enxergamos azul, seja dia ou noite está lá é só olhar e vermos sem esforço algum. Essa é a diferença do livro você tem que por o cérebro pra funcionar.
Pra quem não tem o hábito da leitura eu digo: você não sabe o que está perdendo... Quem ler sabe mais, aprende a escrever corretamente, a falar corretamente, domina diversos assuntos e pode conversar com várias pessoas de assuntos diferentes, a pessoa que Le não vai virar sábio da noite para o dia mas com certeza irá deixar de ser ignorante. Ler gente! É mágico! Você Le e se transporta para outros lugares não existe terapia melhor para desestressar o importante para se entender um livro é quando estiver lendo desligar do mundo a sua volta, esquece os outros e qualquer ruído, entregue- se a leitura durante o tempo em que estiver lendo, depois você voltará renovado a vida real muitos encarnam a personagem da história, qualquer um que identifique com o leitor, pode ser o protagonista ou não, mas lembre-se o livro tem vida enquanto estiver aberto, fechou parou, não podemos trazer as histórias do livro pra vida real que pode não dar certo. E o que nunca deve-se pensar é que o escritor está sempre expondo a vida dele nos livros... Tem uma frase que diz assim (não é minha) “Tudo aquilo que o escritor inventa é verdade.” É verdade porque o escritor deu vida a imaginação dele, mas é uma invenção, então não confunda a pessoa com o escritor...
Mas leia sempre, leia todos os dias com vontade e descobrirá que é magnífico e você só tem a ganhar.