BEATRIZ E OS CINCO SENTIDOS

Myramar Rocha¹

Como os poemas Beatriz e Os Cinco Sentidos, tem algo em comum. Ambos são da fase romântica e a certa teatralidade de Antero de Quental e Almeida Garrett. O primeiro apresenta uma estrutura interna tripartida (quartetos e tercetos), enquanto que o poeta toma uma atitude a partir de um determinado momento. No segundo terceto (IV estrofe) ele se dirige em súplica a um tu, que é a representação da mulher ideal. Já no segundo soneto o tu, aparece logo na primeira estrofe que é um deíctico – demonstrativo que indica o espaço em que se encontra o receptor (tu) – “essas estrelas, essas flores”, mas na última estrofe é que está o âmago do poema, pois é lá que todos os sentidos se confundem num só. Apenas no primeiro verso é decassílabo; os outros restantes são em forma de seis sílabas métricas, proporcionando assim, um ritmo mais rápido, que sugere o clímax numa relação sexual – o orgasmo – “Em ti, por ti, deliram”, que em medicina científica, chama-se de um curto- circuito entre os nossos sentidos. Além de tudo, o poema como o próprio título deixa evidente,"Os Cinco Sentidos" transborda de erotismo, mostrando uma gradação crescente de sensualidade, o que Garrett nos mostra em cada estrofe o poético enquadramento do tu, no seio de elementos da natureza. O que se percebe nitidamente uma comparação com o feminino – a mulher. Quem já leu sobre a vida amorosa do poeta, sabe perfeitamente que este soneto foi direcionado, praticamente para a Baronesa da Luz, Rosa Montufar, com quem o escritor teve um affaire caloroso (1ª estrofe). Nota-se também que o autor, utilizou um processo gradativo idêntico (relembrando o soneto em que Luís de Camões usou em Ínsula Divina Ilha dos Amores – Os Lusíadas). O poema Os Cinco Sentidos é constituído nas cinco primeiras estrofes, por três versos decassílabos (heróicos: acentuação rítmica na 6ª e 10ª sílaba) e por três hexassílabos (quebrado do heróico: um ritmo mais acelerado na segunda metade da estrofe). O poema faz parte da Coletânea “Folhas Caídas, 1853”, e tem como características românticas o tom confeccional e intimista; amor sensual (no plano metafórico); tem caracteres da poesia de alcova, tão a gosto dos românticos do final do século XVIII e início do século XIX. Este poema nos chama atenção pelo fato do mesmo explicitar na IV estrofe (uma coisa, que só vê quem gosta da arte de poetar e brincar com certas palavras – diferentes). No caso, racimo (2º verso) há uma apologia. A palavra lembra “bago de uva” – é uma representação, por ter a sua forma arredondada, que colocada sobre a maça (pomo) daria um perfeito desenho do seio da mulher. Já no soneto de Quental “Beatriz”, observa-se que a propósito é evidenciado o uso da apóstrofe, como nas 'Folhas Caídas" de Garrett, o qual Os Cinco Sentidos, faz parte. O poeta-filósofo era mestre ao compor seus poemetos, pois a maioria tinha ligação direta com a sua vida pessoal e íntima, o que se pode perceber pela perfeição técnica nas suas composições poéticas e filosóficas, em que as expressões de ironia e lírica do amor-paixão são evidentes. A tomada de consciência de determinados fenômenos ou acontecimentos relativos ao passado do autor, é o que representa no poema: um modelo de mulher que corresponde ao estereótipo de amor platônico, que se evidencia nas duas quadras – o sentimento de descrença ou desesperança, na forma mais peculiar de uma das características do momento cultural europeu, surgido em finais do século XVIII e consolidando-se até metade do século XIX, o romantismo.

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¹ Maria da Conceição da Rocha Marcellino.Graduada em Letras Vernáculas, UNEB - Universidade do Estado da Bahia.

REFERÊNCIAS

FLORENZANO, E. História da Literatura. In: Grandes Vultos e Poetas Portugueses. Lisboa, LISA-Ed. Azul, 1981, Vol. IV.

JORNAL DO COMÉRCIO. Online. Caderno de Cultura. Recife, 1999.

MYRAMAR ROCHA
Enviado por MYRAMAR ROCHA em 11/05/2011
Reeditado em 20/05/2011
Código do texto: T2963970
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