Neste pau não tem mel...
Frase comumente usada quando paira no ar algum sentimento de duvida ou presunção de eminência de resultando negativo ou alguma confusão, em um objetivo proposto, ou também caçador na espreita de algum animal silvestre usados para alimentação, segundo historiadores do passado, especialmente das regiões nordestinas. Procuram também o mel silvestre, muitas vezes alojado em troncos de arvores, nas frestas destas, provocadas pela natureza, desde as partes mais baixas e mesmo dentro do solo, nos sulcos entre as raízes, em espaços vazios e pela extensão destas, ate pelos galhos, nas partes mais altas, sendo arvores, tantos as já secas ou mesmo as verdes.
Eles sabedores que o mel silvestre é um rico alimento, especialmente fazendo o uso diário constante de apenas uma colher, no desjejum, previne gripes e resfriados, além de ser um poderoso alimento, que apenas esta dose diária “uma colher de sopa”, possibilita ficarmos mais horas sem se alimentar ou se alongar mais o horário de almoço caso for necessário.
“Neste pau não tem mel”, como anteriormente dissemos, quando desconfia que tal projeto não tenha consistência, na fala dos nossos antepassados, que eu mesmo já assisti, entre os pais, tios e pessoas mais antigas e também estes caçadores quando desconfiavam que determinado oco, ou mesmo arvores, apesar do revoar e barulho das abelhas, intuíam que provavelmente não havia mel. Não perdendo tempo e indo a frente à caçada.
Na caminhada da vida também é assim, pois a insistência, a coragem, a perseverança, a fé, a crença e os sonhos, que fazem surgir o precioso mel, tão almejado, que vem dando sustentação e mais alimento a vida na surgencia das vitorias e colhimentos de frutos, onde com isso podemos transformar a frase negativa, “neste pau não tem mel”, para “neste pau tem mel”.
“Neste pau tem mel”, onde podemos tirar duplo sentido ou uma dualidade negativa ou positiva, quando, paira também duvidas, quanto às ações propostas, ou ainda positivas quando acreditando nas próprias forças, irmanadas do Criador, e no poder da mente, boas ações, boas palavras, vem à certeza de resultados positivos, podendo ir em frente que a colheita será certa.
A acomodação, preguiça, falta de sonhos, falta de planejamentos, são empecilhos que desfavorecem as colheitas dos preciosos néctares, proporcionadores de vida mais feliz e prospera.
José Pedroso
Frutal/MG, 07/05/2011