O argumento elástico e o sucesso em vendas.

Falando com funcionários a respeito de ferramentas em especial no setor de vendas, mas em qualquer atividade, o bem expressar encurta os caminhos, para o fechamento de bons negócios e também até outras atividades, que porventura necessite de argumentação eficaz.

Porque digo argumentação eficaz? Em vendas, pensando que alguém necessite comprar algo, ou efetivar melhor um relacionamento, uma amizade, certamente se saíram melhor aquele possuidor de poder de argumentação maior, com mais clareza. Não seria dobrar o cliente, envolve-lo com certa lábia, obrigá-lo a comprar algo. Muito pelo contrario, ele quer comprar algo e você tem algo a vender, você conhece o seu produto ou serviço e sabe que é a solução 100 % do que o cliente procura, então é saber explicar detalhadamente, o benefício que o produto vai proporcionar, não precisando elastificar como disse no inicio do titulo desta matéria, porem falando o necessário, Nós vendedores já com certa experiência sabemos pelas conversas iniciais com o nosso cliente interlocutor até onde podemos ir à explanação. Sabemos e em especial a minha opinião particular certifica que 70% do sucesso pretendido, estão no nosso conhecimento do produto ou serviço e da nossa segurança de argumentação segura, restando 30 % em preço, qualidade do produto, apresentação do produto, layout do local, condições e a própria decisão do cliente.

Li recentemente que todos nós se estamos vivos, necessitamos de estar sempre se expressando e a falta desta vontade em estar acrescentando algo no expressar, já é um declínio de Vida, já que tudo foi criado pela palavra, segundo, João 1:1 que diz: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ao chegar a Frutal, alguns amigos, mesmo viajantes diziam que os mineiros fugiam das argumentações mais insistentes e mais fortes, afirmando que eles eram muito desconfiados, não aceitando explicações muito detalhada, como o faziam os antigos camelos. Hoje não vejo mais este fator entre eles. Tornaram-se igual a todas as partes do Brasil, haja vista também que tanto vendedor como compradores, está completamente esclarecido e já sabem o que quer, graças ao auxilio da mídia falada e escrita. Aprendemos que ao longo destes 50 anos de profissão, não é o muito falar que vai concretizar o negocio e sim a segurança, a coragem, a expressão corporal, conhecimento, entusiasmo a saber:

Segurança – conhecer o produto e serviço

Coragem - não ter preguiça em mostrar os produtos, baseando na premissa “o que os olhos não vêm o coração não sente”

Expressão corporal – estar sempre bem posicionado, nem muito perto e nem muito longe do cliente, e estar com expressão alegre, sorriso, bem trajado, barba feita, penteado, roupa não precisando ser nova e de marca, mas limpa e bem passada.

Conhecimento – Como disse tanto dos produtos e serviços como das modernas técnicas de comunicação de vendas, sobretudo acreditar no potencial próprio.

Entusiasmo – estar sempre otimista e esbanjando sonhos, fatores que influíram na decisão do cliente, dentro da também moderação. Não esquecendo que sempre devemos dar espaço para sua fala e também ouvi-lo.

Regra para boas vendas existe aos montes, porem resolvi narrar aqui, a minha opinião particular, numa vivencia no ramo há 50 anos. Oxa-la ainda reafirmando que mesmo assim o campo é muito vasto e estamos sempre aprendendo, principalmente agora com o advento das vendas online que cresce a todo vapor.

Então boas vendas a todos e até a próxima.

José Pedroso

Frutal, 03/04/2011.

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 03/04/2011
Reeditado em 05/04/2011
Código do texto: T2887974
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