A importância da leitura
A leitura é uma atividade complexa de produção de sentido do que pressupõe a interação numa inter-relação autor-texto-leitor.
A leitura tem importância fundamental porque propicia a conseguir informações no que diz respeito a qualquer contexto, assim como, fonte de entretenimento. Alguns consideram uma atividade prazerosa; para outros um grande desafio. É necessário compreender que ler um texto tem que conhecer técnicas de leitura, e isso garante um estudo eficiente, quando aplicada qualitativamente. Para entendermos o verdadeiro sentido da leitura, é preciso entender o seu pleno sentido e significado, que intencionalmente, referem-se às práticas sociais, à realidade, na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor exigindo deste bem mais que o conhecimento do código lingüístico. Uma leitura de qualidade depende de método, que está na dependência de quem o aplica.
Ler é aprender mais, é se fundamentar mais com a essência das ideias cruciais inseridas no texto.
Considero a leitura um processo de representação oriundos da realidade social. É portanto, reconhecer o mundo através das práticas sociais, ou quando a língua é vista como estrutura ou código, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificação pelo leitor/ouvinte bastando a ele, para tanto, o conhecimento do código utilizado. Ler é,, portanto, reconhecer o mundo através de espelhos. Esses oferecem imagens fragmentadas do mundo. Só é possível uma leitura verdadeira quando se tem um conhecimento prévio desse mundo do texto para o leitor e vice-versa. Leitor e prática social, meio social. Assim, ler deixa de ser uma atividade individual para ser: contexto sociocultural mais amplo, um comportamento social, onde significado não está nem no texto nem no leitor, mas nas convenções de interação social em que ocorre o ato da leitura.
A leitura é extrair do texto as ideias mais importantes que o compõem. Assim esse ato é o resultado da compreensão da leitura. É uma relação entre leitor e escritor. Os textos revelam práticas sociais numa perspectiva ideológica, sentidos que estão na sociedade. Leitura tem que ser trabalhada pelo leitor para melhor compreender o texto, tirar-se todas as dificuldades, sem deixar escapar nada sem entender. O texto reproduz o leitor uma espécie de versão do mesmo, não adivinhando significados. O leitor necessita um significado preciso. O significado não está na mensagem, mas na série de acontecimentos que o texto desencadeia na mente do leitor. A compreensão não é um ato final, acabado, mas um processo em que a leitura é realizada. Os leitores é que formam a sociedade. A leitura é um processo descendente que desce do leitor ao texto, que equivale a enxergar a realidade e até transformá-la.
Os gêneros textuais são apresentados de várias tipologias, como: narração, descrição, exposição, argumentação e injunção, contendo vários conteúdos e estilos e composição característica. O texto notícia tem sua característica diferente de um texto receita de bolo.
E a tudo isso, revela-se como uma das vias no processo de construção do conhecimento, como fonte de informação e formação cultural.