Comentário crítico ao livro FRAGMENTOS E ESTILHAÇOS, de Simone Pedersen
Tirei maravilhosas impressões do livro "Fragmentos e Estilhaços", da escritora paulista (natural de São Caetano do Sul) - Simone Pedersen; li os poemas, todos de excelente lavra, inspirados pela alma sentimental da autora que deixa aflorar seus melhores instantes. Também li crônicas e contos alternadamente e concluo, ao encerrar a leitura do livro por inteiro, que trata-se de uma obra auto-biográfica, tantos são os assuntos da vivência da autora, explícitos de forma tão romanticamente bela.
Gostaria de dizer a você, Simone Petersen, que muito nos honra tê-la conhecido através dos seus textos. Você é uma escritora verdadeira, na acepção da palavra. Seus textos são como pétalas de rosas a cairem à nossa frente, a cada palavra bem colocada e período descrito. Lê-los nos oferece o verdadeiro prazer da leitura, que só é possivel quando estamos degustando com a mente o universo criado ao seu redor. Há muito não me deparo com obra de tal valor literário. E eu leio, pelo menos um livro por semana, há anos! Daí porque, quero expressar-lhe o que de melhor pude perceber do seu magnífico estilo e do tratamento tão próprio da nossa vernácula. Textos curtos ou não muito longos que nos transportam para onde você estava quando os criou. Isso é o verdadeiro papel do escritor: fazer o leitor viver e sonhar em sua obra, durante e depois da leitura, em reflexões e voos encantados.
Também faço menção de elogios ao ilustrador Paulo Branco.Peço-lhe que passe para ele as minhas positivas impressões sobre o seu magnífico trabalho, tanto no livro em tela, quanto nos livros de Poesia com ilustrações e desenhos muito interessantes e criativos.
Parabéns, querida amiga e glória a Deus por você existir.
Continue a escrever asssim e em breve estará entre as estrelas da nossa rica literatura.